RSS

Arquivo da tag: Globo

A entrevista que o líder do PCC Marcola deu à Globo é real?

Share Button

Texto que circula pelas redes sociais mostra entrevista que o traficante de drogas teria concedido ao jornal O Globo, mas será que isso é verdade?

A transcrição de uma entrevista que o traficante Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, deu ao jornal O Globo deixou muita gente preocupada. Marcola diz, segundo o texto, que o Brasil não tem mais jeito, que estamos vivendo num inferno e que até parlamentares estariam envolvidos com o tráfico de drogas.

Afinal, o líder do PCC teria mesmo dado essa entrevista bombástica?

"Estamos vivendo num inferno!" - teria dito o traficante em entrevista! Será? (foto: Reprodução) “Estamos vivendo num inferno!” – teria dito o traficante em entrevista! Será? (foto: Reprodução)

Se você acompanha o E-farsas, já sabe que um dos maiores indícios de um boato digital é o fato dele ser atemporal. A maioria dos hoaxes não é datada! Dessa forma, quem lê o texto pela primeira vez, acha que se trata de uma notícia fresca.

Quem espalhou a suposta entrevista do líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o traficante Marcola, se preocupou com essa questão e não datou seu texto. Portanto, a impressão que dá é a de que a entrevista foi publicada ontem (ou na semana passada).

No entanto, basta uma rápida busca na internet para descobrirmos que essa história circula pela “grande rede mundial de computadores” desde 2006. Em julho daquele ano, o Observatório da Imprensa já falava sobre esse texto.

Se você ficou curioso em ler a tal entrevista na íntegra, dá uma olhada nessa publicação de 2007 no site do Jornal da Ordem.

Sim! A entrevista com o traficante foi publicada na edição impressa do Jornal O Globo do dia 23 de maio de 2006. Mas antes que você fique preocupado, é bom que fique claro que o artigo é uma obra de ficção!

Na verdade, o texto com a transcrição de uma conversa entre um repórter e o traficante é um texto fictício intitulado “Estamos Todos no Inferno” e, por incrível que possa parecer, foi escrito por Arnaldo Jabor na sua coluna do Globo.

Muitos textos falsos que circulam pela web são atribuídos ao jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, mas esse foi inventado por ele mesmo. Pode acreditar!

O próprio Jabor confirma a autoria do texto fictício em um desabafo seu na Rádio CBN, no dia 07 de julho de 2006. Clique abaixo para ouvir:

Arnaldo Jabor é sempre vítima em textos falsos atribuídos a ele! Arnaldo Jabor é sempre vítima em textos falsos atribuídos a ele! (foto: Reprodução/Facebook)

“Eu escrevi nos jornais uma coluna em que inventei uma entrevista imaginária com um traficante preso do PCC. Na entrevista o personagem de ficção critica o Brasil de hoje e denuncia os erros das polícias e da sociedade. É um texto do qual eu me orgulho. É legal o texto. E todo mundo gosta, mas não acreditam que fui eu que fiz. Acham que é real a lucidez do bandido.” Arnaldo Jabor, Rádio CBN, 07/07/2006

E se você ficou interessado em ler uma entrevista real do traficante, delicie-se com depoimento que ele deu aos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas, em junho de 2006. O depoimento do criminoso tem 205 páginas e, sim, vale a pena ser lido!

A tal entrevista que o traficante teria dado ao Jornal O Globo é falsa! Trata-se de um texto criado pelo jornalista Arnaldo Jabor, em 2006.

Share Button Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte E-farsas

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de março de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , ,

Antena da Sky aparece na novela Lado a Lado da Globo!

Foto mostra antena da Sky em cena da novela Lado a Lado da rede Globo. Mas será que essa cena aconteceu mesmo? Verdade ou mentira?

Essa história apareceu no dia 21 de fevereiro de 2013 nas redes sociais e em diversos blogs e sites. Uma foto de uma das cenas da novela “Lado a Lado” que teria ido ao ar naquele dia pela Rede Globo de televisão e mostrava o que parece ser uma antena da Sky, ao fundo.

Somente em uma das páginas do Facebook onde a imagem foi publicada foram mais de 31.000 compartilhamentos e quase 5.000 curtidas!

O que chama a atenção na foto é que na novela a trama se passa nos anos 1910 e a Sky surgiu quase um século depois…

Será que foi um descuido por parte da produção da novela? Será que fizeram uma montagem com a foto?

sky Cena da novela Lado a Lado onde aparece, por descuido, uma antena da Sky. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

A foto é real! A antena está ali mesmo na cena. No entanto, é preciso deixar claro que a imagem não chegou nem mesmo a ir ao ar.

A foto foi postada inicialmente em uma publicação na página da novela Lado a Lado, no site da Rede Globo no dia 20 de fevereiro. Na notícia, a emissora fala dos próximos capítulos e mostra duas fotos de trechos de uma das cenas, que iria ao ar no dia 22 desse mês.

Uma das fotos mostrava o personagem Zé Maria (Lázaro Ramos) conversando com Fátima (Juliana Knust) e, ao fundo, a antena da Sky aparecendo…

Um dia após a publicação, depois que o pessoal da internet descobriu a “derrapada” e começou a espalhar a imagem, a Globo mudou a foto na matéria.

Por sorte, ainda conseguimos capturar a tela que ficou guardada no cachê do Google:

cache_google_globo

No dia 22, quando a cena foi ao ar na “novela das 6”, o trecho que mostraria a antena foi cortado. Assista aqui:

A foto que mostra a antena da Sky na novela é real! No entanto, essa cena nem chegou a ir ao ar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de junho de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Jair Kobe recusa trabalhar no Zorra Total da Globo

Ator que interpreta o Guri de Uruguaiana teria afirmado em entrevista de TV que recusou trabalhar no humorístico da Rede Globo. Mas será que essa história é verdade?

Em janeiro de 2013, uma historia começou a se espalhar em diversos blogs e nas redes sociais: De acordo com várias publicações, Jair Kobe – ator que interpreta o Guri de Uruguaiana nos teatros gaúchos – teria afirmado que recusou um convite para trabalhar no humorístico Zorra Total, da Rede Globo.

Postagens afirmam que Jair não teria aceitado levar o seu personagem para a TV Globo, pois a direção do programa queria transformar o Guri de Uruguaiana em um gaúcho homossexual e isso mudaria toda a essência do Guri.

Versões do texto dizem que Kobe teria afirmado isso em rede nacional, durante entrevista ao programa Agora é Tarde, da TV Band.

Abaixo, uma reprodução de uma das várias versões que circulam pelo Facebook:

Reprodução de uma das versões do texto que circulam pelo Facebook

Verdadeiro! Jair Kobe realmente fez tais afirmações durante entrevista ao apresentador Danilo Gentili no Agora é Tarde, da TV Band. O programa foi ao ar no dia 28 de novembro de 2012.

Jair disse (podemos ver aos 5 minutos no vídeo abaixo) que teria recebido um convite para trabalhar no “Metrô do Zorra”, na Rede Globo, pois a direção do humorístico teria sugerido algumas mudanças no personagem – dentre elas, que o Guri de Uruguaiana se apresentasse com um estereótipo de gay – e, para isso, ele teria que modificar muitas coisas na sua criação.

Kobe também afirmou que essas mudanças seriam muito trabalhosas e descaracterizariam completamente o Guri de Uruguaiana que, segundo ele mesmo explica durante a entrevista, já faz enorme sucesso na região sul do país:

Não encontramos nenhuma confirmação do convite por parte da Rede Globo, mas acreditamos que o ator Jair Kobe não faria uma afirmação desse tipo assim, em rede nacional, se não pudesse confirmar a história. Se ele tiver mentindo, não temos como saber!

Historia real! Jair Kobe afirmou que recusou um convite para trabalhar na Rede Globo por não aceitar fazer mudanças em seu personagem.

Sugestão pelo leitor do E-farsas Leonardo Silvestrin. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 31 de maio de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , ,

Criador do E-farsas dá dicas sobre hoax no Jornal O Globo

Em reportagem na Revista do jornal O Globo sobre os sites humorísticos que inventam notícias falsas e engraçadas (mas que muita gente acredita), Gilmar Lopes foi consultado e dá dicas de como reconhecer um boato virtual.

Em abril de 2012, uma matéria de 6 páginas feita pela jornalista Mariana Filgueiras foi às bancas dentro da Revista do jornal O Globo. O assunto: os diversos sites de notícias humorísticas que estão criando notícias falsas e divertidas na web. A reportagem dá vários exemplos de histórias que foram inventadas nesses sites e blogs como simples brincadeira e que acabaram se espalhando pela internet como se fossem reais.

Capa da revista do Jornal O Globo - o E-farsas dá dicas sobre hoax! Capa da revista do Jornal O Globo (reprodução)

No último ano, vários blogs surgiram e/ou entraram na onda. Um grupo de amigos se reúne, cria algumas notícias engraçadas e as publica online – achando que isso ”não vai dar em nada”. De repente, a brincadeira acaba sendo retuitada e/ou compartilhada no Facebook e, num instante, muita gente já está acreditando que aquela notícia e real.

Apesar de deixar bem claro que se trata de um “jornal isento de verdade”, muitas das notícias do Sensacionalista, por exemplo, acabam sendo publicadas em jornais de respeito como sendo reais.

Foi o caso da notícia falsa da mulher que teria engravidado ao assistir a um filme pornô 3D. Na época, um jornal de Portugal caiu na pegadinha e passou adiante o boato.

Casal mostra jornal com a noticia do filho que se chamará Facebookson! Verdadeiro ou farsa? Casal mostra jornal com a noticia do filho que se chamará Facebookson! História inventada pelo Sensacionalista e pesquisada aqui no E-farsas

Mariana Filgueiras entrevistou alguns dos principais “inventadores” de notícias como o G17, famoso blog humorístico que faz paródias com as notícias do portal G1 e que já foi entrevistado por nós aqui no E-farsas.

Além do G17, o Globo também entrevistou o pessoal do Sensacionalista, do Meiu Norte e mostrou várias notícias falsas (que já pesquisamos aqui no E-farsas) e tentou entender como e como e por que uma brincadeira acaba ganhando a rede e se transformando numa notícia que às vezes chega a enganar até aquele repórter mais experiente.

A repórter Mariana Filgueiras conversou com Gilmar Lopes, o criador e pesquisador do E-farsas, a respeito dos hoaxes, dos boatos eletrônicos e como o usuário da internet pode fazer para identifica-los e não cair nessas pegadinhas virtuais.

Com o conhecimento de mais de 10 anos de pesquisas, Gilmar explica o que já vem mostrando em todos os artigos desse modesto site:

Geralmente uma notícia falsa cita nomes de empresas ou autoridades para dar veracidade;Não é datada, sempre aconteceu na semana passada;Não tem assinatura.E, além disso, os cargos citados são imponentes e se apela para os grandes assuntos, como saúde, religião ou política.

O Globo também ouviu o especialista em propriedade intelectual, o advogado José Eduardo Pieri, da BM&A Advogados e o Pesquisador de novas tecnologias e professor PhD da UFRJ, Henrique Antoun.

Um trecho da reportagem pode ser lida direto no site do jornal O Globo. A revista vai às bancas todos os domingos, dentro do jornal O Globo.

O E-farsas agradece a oportunidade e o convite e espera ter contribuído para que menos pessoas caiam nessas brincadeiras.

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 12 de junho de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , , ,

Justiça obriga Google a excluir páginas que exibem TV Globo em tempo real

Liminar obtida pela Rede Globo na semana passada obriga a Google a excluir de seu motor de busca links que exibam a programação do canal em tempo real. A alegação é de que a gigante estaria facilitando a infração, já que os usuários encontrariam os portais graças ao seu serviço de pesquisa.

A decisão da juíza Denise Cavalcante Fortes Martins, da 1ª Vara Civil de São Paulo, estipula multa diária de cinco mil reais caso a medida não seja cumprida. Não prevê, porém, indenização, já que há o entendimento de que a Google só pode ser responsabilizada sobre conteúdo ilegal após ser alertada sobre o mesmo.

Leia também: Quase metade dos usuários brasileiros acessa sites com conteúdo ilegal

Em entrevista à Folha de São Paulo, Maurício Joseph Abadi, advogado da Globo, disse já ter comunicado extrajudicialmente a companhia de Mountain View. “Por um tempo os sites foram retirados das buscas, mas logo voltaram”, afirmou. “Não sabemos que está por trás deles (…), pois quando você aciona um provedor na Índia, eles vão para a Jamaica”.

Em agosto do ano passado, o IDG Now! reportou não só a existência de portais que transmitem a programação de canais pagos e gratuitos, como também daqueles que cobram pela atividade. Na ocasião, Renato Monteiro, da Opice Blum Advogados Associados, elencou as normas que estariam desrespeitando: artigo 7º da Lei dos Direitos Autorais, por exibirem material alheio sem a devida autorização dos proprietários; o Código de Defesa do Consumidor, por não avisarem que não possuem tal consentimento, e estelionato, por levarem o usuário ao erro.

Vale lembrar que, segundo o advogado, os internautas que acessam os sites também podem ser processados – se considerados receptores, podem pegar até quatro anos de reclusão. A ação, porém, é improvável, já que seria necessário provar de que estavam cientes da ilegalidade da ação, apesar da maioria dos portais não fazerem qualquer tipo de alerta.

Sobre a concedida à Globo, a Google disse não ter sido notificada e, em comunicado oficial, destacou que “não comenta casos específicos”.

View the original article here

 
Deixe um comentário

Publicado por em 8 de março de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , , ,

Justiça obriga Google a excluir páginas que exibem TV Globo em tempo real

Liminar obtida pela Rede Globo na semana passada obriga a Google a excluir de seu motor de busca links que exibam a programação do canal em tempo real. A alegação é de que a gigante estaria facilitando a infração, já que os usuários encontrariam os portais graças ao seu serviço de pesquisa.

A decisão da juíza Denise Cavalcante Fortes Martins, da 1ª Vara Civil de São Paulo, estipula multa diária de cinco mil reais caso a medida não seja cumprida. Não prevê, porém, indenização, já que há o entendimento de que a Google só pode ser responsabilizada sobre conteúdo ilegal após ser alertada sobre o mesmo.

Leia também: Quase metade dos usuários brasileiros acessa sites com conteúdo ilegal

Em entrevista à Folha de São Paulo, Maurício Joseph Abadi, advogado da Globo, disse já ter comunicado extrajudicialmente a companhia de Mountain View. “Por um tempo os sites foram retirados das buscas, mas logo voltaram”, afirmou. “Não sabemos que está por trás deles (…), pois quando você aciona um provedor na Índia, eles vão para a Jamaica”.

Em agosto do ano passado, o IDG Now! reportou não só a existência de portais que transmitem a programação de canais pagos e gratuitos, como também daqueles que cobram pela atividade. Na ocasião, Renato Monteiro, da Opice Blum Advogados Associados, elencou as normas que estariam desrespeitando: artigo 7º da Lei dos Direitos Autorais, por exibirem material alheio sem a devida autorização dos proprietários; o Código de Defesa do Consumidor, por não avisarem que não possuem tal consentimento, e estelionato, por levarem o usuário ao erro.

Vale lembrar que, segundo o advogado, os internautas que acessam os sites também podem ser processados – se considerados receptores, podem pegar até quatro anos de reclusão. A ação, porém, é improvável, já que seria necessário provar de que estavam cientes da ilegalidade da ação, apesar da maioria dos portais não fazerem qualquer tipo de alerta.

Sobre a concedida à Globo, a Google disse não ter sido notificada e, em comunicado oficial, destacou que “não comenta casos específicos”.

View the original article here

 
Deixe um comentário

Publicado por em 7 de março de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , , ,

O Globo lança edição exclusiva para iPad

AppId is over the quota

O jornal O Globo lançou esta semana uma edição criada exclusivamente para o iPad. Chamada de O Globo a Mais, a revista  é publicada de segunda à sexta, sempre às 18h, e traz reportagens especiais, resumo de notícias do dia, galerias de fotos e colunas, entre outras informações.

Para acessar o conteúdo, o usuário precisa baixar o aplicativo gratuito do jornal para o tablet da Apple. A partir da seção Banca do app, é possível fazer o download da edição vespertina do jornal, que traz o conteúdo especial para o iPad. 

Em testes rápidos da Macworld Brasil, o Globo a Mais mostrou uma interface de navegação fácil e bons conteúdos multimídia, como vídeos, galerias de fotos, imagens com infográficos e até fotos em 360º. Um ponto negativo é a falta de opção de mudança de orientação para leitura – só era possível ler as reportagens no modo retrato (vertical).

Nestes primeiros 30 dias, o O Globo a Mais poderá ser acessado de graça pelos leitores – o serviço foi lançado nesta segunda-feira, 30/1. Depois disso, o serviço fará parte da assinatura digital do jornal, que inclui todas as edições diárias do veículo. 

O pacote do jornal mais a edição vespertina custa 29 reais para assinantes exclusivamente digitais ou 10 reais para quem já assina a versão em papel. Para quem preferir fazer a compra avulsa (que inclui a edição diária do jornal mais o Globo a Mais), é preciso pagar 1,99 dólar.

globoamaisipad01.jpg

Nova edição vespertina do O Globo traz conteúdo feito especialmente para o iPad

View the original article here

 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de fevereiro de 2012 em eletrônicos, Mac, Tecnologia

 

Tags: ,