RSS

Oficial da Fifa diz que apenas multar clubes por racismo é ‘desrespeitoso’

14 maio

AppId is over the quota
AppId is over the quota

O presidente da Força-Tarefa da Fifa contra o Racismo e a Discriminação afirmou nesta terça-feira (13) que apenas multar clubes envolvidos em episódios de racismo nos estádios de futebol é “muito desrespeitoso”. Jeffrey Webb, que é também o presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), disse, a um seleto grupo de jornalistas durante uma reunião em Manhattan, nos Estados Unidos, que algumas federações nacionais de futebol ainda ignoram as propostas de normas mais rígidas para punir os casos de racismo, e estão sendo muito lenientes.

Webb citou o recente caso da banana atirada no gramado por um torcedor do Villarreal, em um jogo contra o Barcelona, pela Liga Espanhola, no dia 27 de abril.

Na ocasião, o jogador brasileiro Daniel Alves, lateral do Barcelona, pegou a banana do chão e a comeu, antes de seguir a partida.

O caso levantou mais uma vez o debate sobre o racismo no futebol. Jeffrey Webb, da Fifa, afirmou que, mesmo com toda a repercussão mundial do episódio, a pena aplicada pela Federação Espanhola de Futebol ao Villarreal foi de apenas 12 mil euros.

“Vocês viram o incidente que aconteceu na Liga e claro, vocês viram a punição, que foi muito, muito infeliz”, disse ele aos jornalistas, segundo a agência de notícias Reuters. “Eu achei que foi muito desrespeitoso, para ser honesto com vocês.”

Daniel Alves Banana (Foto: Reprodução)Daniel Alves deu resposta a torcedor que atirou
banana em campo na Espanha (Foto: Reprodução)

Em outro episódio recente, uma banana foi atirada em campo durante uma partida da primeira divisão do futebol italiano no domingo (11).

Sem poder para punir
Webb afirmou aos jornalistas, porém, que a Fifa não tem o poder de aplicar punições em clubes porque essa é a jurisdição das associações nacionais. “Nós aprovados novas regulamentações, que dão oportunidades para banimento, redução de pontos e multas muito mais rígidas do que as monetárias”, explicou ele.

“[Quando as associações nacionais] multam os clubes em 25 ou 50 mil dólares, isso não é nada, é um tapa no pulso, na verdade. Eu acho que a Fifa criou outras leis, a Uefa também aprovou várias normas. Agora, claro, isso tem que ser aplicado nas outras ligas.”

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14 de maio de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: