RSS

Filho de Jair Rodrigues lamenta morte do pai: ‘Alegria de um anjo’

14 maio

AppId is over the quota
AppId is over the quota

Jair Oliveira, filho de Jair Rodrigues, lamentou a morte do pai nesta quinta-feira (8), em mensagem divulgada no Facebook. “Um amor gigantesco!! Tive a honra de conviver e aprender com a alegria de um anjo!!! Estamos todos muito emocionados e tentando entender este momento e agradecemos todo o carinho prestado. E muito obrigado, meu pai, por toda sua luz! Descanse em paz”, escreveu o filho, que também é músico. Quando criança, Jair Oliveira, também conhecido como Jairzinho, fez parte do grupo Balão Mágico.

Filho de Jair Oliveira lamenta morte do pai nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução / Facebook)Filho de Jair Oliveira lamenta morte do pai nesta
quinta-feira (8) (Foto: Reprodução / Facebook)

Filha do cantor Jair Rodrigues, a cantora e compositora Luciana Mello também postou mensagem em seu perfil no Facebook sobre a morte do artista nesta quinta-feira. “Quero agradecer, de coração, o imenso carinho que estamos recebendo! Em breve falaremos com todos. Só pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento tão difícil e sofrido… Muito obrigada!!”, escreveu ela na rede social.

Jair Rodrigues morreu aos 75 anos, em sua casa em Cotia (SP), de infarto agudo do miocárdio. Além de Jairzinho, era pai também da cantora Luciana Mello.

Começo nos anos 60
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), em 6 de fevereiro de 1939. Começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros. Três anos antes, foi crooner em casas no interior de São Paulo. Em 1962, gravou aquele que é considerado seu registro de estreia, um disco de 78 rotações. Segundo o perfil, duas das músicas, “Brasil sensacional” e “Marechal da vitória”, tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.

Em 1964, gravou seus dois primeiros LPs, “Vou de samba com você” e “O samba como ele é”. Seu maior sucesso no período foi a música “Deixa isso pra lá”, tida como precursora do rap no Brasil. Marcada pelo movimento característico das mãos de Jair Rodrigues, a faixa foi regravada em 1999 em parceria com o grupo Camorra, diz o perfil.

Jair Rodrigues e Luciana Melo (Foto: Divulgação)Jair Rodrigues e Luciana Mello (Foto: Divulgação)

Jair Rodrigues também ficou conhecido pelo trabalho ao lado de Elis Regina. Os dois iniciaram a colaboração em 1965 e lançaram o disco ao vivo “Dois na bossa”. A boa repercussão do LP rendeu o convite para apresentar o programa O Fino da Bossa, que estreou em maio daquele ano na TV Record. Com Elis, o cantor lançou em 1966 e 1967 outros dois volumes da série “Dois na bossa”.

A vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, foi outro ponto marcante da carreira de Jair Rodrigues. Ele concorreu com “Disparada”, escrita por Geraldo Vandré e Teo de Barros). Na final, dividiu o primeiro lugar com “A banda”, composição de Chico Buarque interpretada na ocasião por Nara Leão.

Em 1975, nasceu Jair Oliveira, o Jairzinho. Foi estrela do grupo infantil Balão Mágico e depois passou a cantar MPB. Quatro anos depois, nasceu Luciano Mello. Influenciada pelo pai e pelo irmão, também seguiu a carreira musical.

Jair Rodrigues seguia em turnê para divulgar seu disco mais recente, “Samba mesmo”, que teve dois volumes lançados em março deste ano. Ele tinha apresentações marcadas para os próximos dias em Florianópolis e Contagem (MG).

O cantor Jair Rodrigues ao lado dos filhos Jair Oliveira e irmã Luciana Mello em show em 2014 (Foto: Natascha Goldmann/Futura Press)O cantor Jair Rodrigues ao lado dos filhos Jair Oliveira e Luciana Mello em show em 2014 (Foto: Natascha Goldmann/Futura Press)

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14 de maio de 2014 em Música

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: