RSS

Especialistas dos EUA chegam à Nigéria para busca de sequestradas

10 maio

AppId is over the quota
AppId is over the quota

Uma equipe de especialistas americanos chegou à Nigéria para ajudar na busca das mais de 200 estudantes sequestradas pelos islamitas do grupo Boko Haram, indicou à AFP uma porta-voz da embaixada nesta sexta-feira (9).

“Estão aqui. A equipe está na Nigéria”, declarou Rhonda Fergusson-Augustus, sem fornecer mais detalhes sobre a composição do grupo.

Autoridades americanas haviam anunciado o envio de uma equipe de menos de 10 militares, especialistas do departamento de Justiça e do FBI.

Também nesta quinta, um grupo de analistas do governo britânico chegou a Abuja para ajudar na busca. O Ministério das Relações Exteriores britânico indicou que os especialistas colaborarão com as autoridades nigerianas e com outros analistas americanos também enviados à Nigéria.

Trata-se de especialistas de ministérios como Defesa, Desenvolvimento Internacional e Relações Exteriores, que se dedicarão a assessorar as autoridades locais sobre a resposta aos sequestros e terrorismo, mas não se envolverão em operações no terreno.

“A equipe vai analisar não só os incidentes recentes, mas também soluções antiterroristas a longo prazo para evitar esse tipo de ataques no futuro e derrotar a Boko Haram no futuro”, assinalou o Ministério das Relações Exteriores.

China e França também se comprometeram a enviar especialistas para ajudar a Nigéria a encontrar as adolescentes sequestradas no dia 14 de abril em sua escola de ensino médio de Chibok, no estado de Borno, um ataque que comoveu o mundo inteiro.

O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, ameaçou em um vídeo vender as meninas como escravas ou casá-las à força, uma mensagem que aterrorizou os familiares das jovens.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de maio de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: