RSS

Aposentado de Brasília compra muda de laranjeira e colhe fruta de 1,5 kg

10 maio

Aposentado de Brasília mostra laranjas colhidas na chácara dele (Foto: Lucas Salomão/G1)Aposentado de Brasília mostra laranjas colhidas
na chácara dele (Foto: Lucas Salomão/G1)

Um aposentado morador da Asa Norte, em Brasília comprou uma muda de laranjeira que deu uma fruta de quase 1,5 kg. A árvore foi plantada há seis anos na chácara dele, em Cidade Ocidental, às margens da DF-140, mas só neste ano deu frutos.

Outras duas unidades, pesando 1,032 kg e 898 gramas, também foram apanhadas no último feriado, em 1º de maio.

Augusto Bello de Souza Filho, de 65 anos, diz que comprou dez mudas de laranjeiras em 2008. Uma delas foi vendida como sendo de “laranja bahia”, também conhecida como “laranja de umbigo”.

Ele cultiva um pomar composto por pés de jabuticaba, manga, caju, jambo, diversos tipos de laranja e outras frutas.

“Esse ano foi o primeiro que deu flores, deu muita flor, e vingaram três laranjas. As três desenvolveram normal. Aí, não parava nunca de crescer. Foi aí que eu quis ver até onde ia chegar”, afirma “seu Bello”.

O aposentado diz que decidiu colher a fruta antes que ela parasse de crescer por temer que o produto estragasse. A árvore deu apenas as três frutos. “Eu achei melhor tirar a laranja porque fiquei com medo que pudesse cair.”

Seu Bello diz que pesquisou para ver se havia frutas do tipo e descobriu que o tipo de fruta gigante é chamada de “laranja-melancia”. “Já teve uma matéria no Globo Rural que mostrou uma laranja grande também, mas em Pernambuco.”

Laranja de quase 1 kg colhida por aposentado de Brasília sob uma maçã (Foto: Augusto Bello de Souza Filho/Acervo pessoal)Laranja de quase 1 kg colhida por aposentado de Brasília sob uma maçã (Foto: Augusto Bello de Souza Filho/Acervo pessoal)

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário do GDF, a fruta não é uma laranja, mas sim uma toranja, resultado do cruzamento entre a laranja e o pomelo – outro tipo de fruta cítrica.

As laranjas colhidas pelo aposentado Bello de Souza Filho ao lado de uma maçã (Foto: Lucas Salomão/G1)As laranjas colhidas pelo aposentado Bello de Souza Filho ao lado de uma maçã (Foto: Lucas Salomão/G1)

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de maio de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: