RSS

Relatório da OMS volta a apontar ar no Rio como mais poluído que em SP

09 maio

Trânsito lento na Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (Foto: Glaucon Fernandes/ Estadão Conteúdo)Trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco, no
RJ; segundo relatório, cidade é mais poluída do que 
SP (Foto: Glaucon Fernandes/ Estadão Conteúdo)

Um trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS) para medir a poluição em cidades ao redor do mundo apontou que a cidade do Rio de Janeiro é mais poluída do que São Paulo.

A organização já havia chegado a esse resultado em relatório anterior, publicado em 2011. Na época, órgãos ambientais brasileiros contestaram a metodologia empregada pela OMS, afirmando que as medidas tinham usado técnicas diferentes em cada cidade. Por esse motivo, a comparação foi considerada inviável.

No relatório divulgado nesta quarta-feira (7), que reuniu dados de 1.600 cidades ao redor do mundo, a qualidade do ar é representada pela concentração média de material particulado ao longo do ano. O material particulado é constituido por partículas de poluentes que se mantêm suspensas na atmosfera.

Em São Paulo, a concentração média de partículas poluentes pequenas (que têm até 2,5 micrômetros de diâmetro e por isso são conhecidas como PM 2,5) foi de 19 microgramas por metro cúbico de ar, segundo dados da Cetesb. Já no Rio, a concentração foi de 36 microgramas por metro cúbico de ar, de acordo com informações fornecidas à OMS pelo IBGE.

Como informa a agência Reuters, o estudo descobriu que, mundialmente, a poluição do ar piorou desde o relatório anterior, de 2011, o que significa que os habitantes das cidades estão expostos a maiores riscos de câncer, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. A poluição do ar matou cerca de 7 milhões de pessoas em 2012, tornando-se o maior risco ambiental à saúde no mundo, afirmou a OMS no mês passado.

Índia e China
De acordo com a OMS, Nova Déli é a cidade que tem o ar mais poluído do mundo, apresentando 153 microgramas de partículas poluentes pequenas por metro cúbico de ar. Entre as 20 cidades mais poluídas do mundo, 13 são indianas.

Pequim ficou em 77º lugar com uma leitura de 56 microgramas de partículas por metro cúbico, pouco mais de um terço do nível de poluição de Déli.

Especialistas da OMS disseram que os dados chineses são de 2010, o ano mais recente disponibilizado para a análise pelo país. Mas o governo da cidade de Pequim começou a publicar dados de concentração de poluição por hora em janeiro de 2012.

Um ano após ter começado a publicação de dados, Pequim registrou a pior qualidade da história, segundo o Greenpeace, chegando a 900 microgramas por metro cúbico.

O governo de Pequim disse, no mês passado, que as concentrações de poluentes tiveram uma média diária de 89,5 microgramas por metro cúbico em 2013, 156% maior do que os padrões nacionais. Tal leitura colocaria Pequim no 17º lugar no ranking da OMS.

Ar limpo
Por outro lado, 32 cidades registraram um nível partículas poluentes pequenas inferior a 5 microgramas por metro cúbico de ar. Três quartos dessas cidades são canadenses, incluindo Vancouver. Há ainda sete cidades norte-americanas e a cidade de Hafnarfjordur, na Islândia.

Epecialistas da OMS insistem que a pesquisa não tem a intenção de identificar e envergonhar as cidades mais poluídas, já que as cidades envolvidas enviaram informações voluntariamente.

Maria Neira, diretora da OMS para Saúde Pública, Ambiental e Determinantes Sociais da Saúde, disse que o objetivo é “desafiar” as cidades. Ela acredita que a pesquisa irá ajudá-las a se tornarem mais transparentes sobre a poluição do ar.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 9 de maio de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: