RSS

Mais competições e prêmios ajudarão Brasil no e-sport, dizem atletas

07 maio

Espectadores ficam próximos dos ciberatletas no torneio X5 Mega Arena, em São Paulo (Foto: Gustavo Petró/G1)Espectadores ficam próximos dos ciberatletas no
torneio X5 Mega Arena, em São Paulo (Foto:
Gustavo Petró/G1)

Mais competições, mais prêmios e mais experiência. O ciberesporte brasileiro cresceu muito nos últimos anos, com jogadores e equipes brasileiras obtendo destaque no país e fora dele, mas estas são as necessidades que o jogador profissional tem e que eventos como o X5 Mega Arena (XMA), que vai até o domingo (4) em São Paulo, tentam suprir.

Como em qualquer outro esporte tradicional como natação ou vôlei, por exemplo, o bom desempenho e resultados positivos vêm dos treinos e da participação em mais competições, dando experiência aos atletas. No XMA eles têm essa oportunidade e, ainda, são as estrelas do evento.

A cada partida dos jogos “League of legends”, “Point blank”, “Crossfire” e “Combat arms” os gamers profissionais passam  pelo meio dos espectadores e são recebidos com muito entusiasmo, como se fossem jogadores de futebol. Eles ainda ficam aguardando duas partidas em uma sala de vidro no meio da torcida. A estrutura foi aprovada.

“É uma adrenalina muito grande e que nos dá a sensação de obrigação de subir ao palco e fazer o melhor no nosso jogo para entreter o público”, diz Lucas Franco, 19 anos, do Rio de Janeiro e jogador de “Crossfire” da equipe Pain Gaming, sobre estar em contato com os espectadores das partidas.

Para seu colega Felippe Martins, 19 anos e também do Rio, há uma grande evolução no e-sport nacional proporcionado por mais torneios e por patrocínio de mais empresas. “Os eventos eram pequenos, com a participação de poucas pessoas no local. Hoje é uma febre”, explica. “Para os atletas é importante manter o contato com o público e com os adversários, aumentando nossa experiência. Quando chegamos em uma competição no exterior, temos essa experiência que precisamos para conseguirmos nos destacar”.

Como em um torneio de MMA, competidores passam no meio da torcida para ir ao palco da competição do X5 Mega Arena, em São Paulo (Foto: Gustavo Petró/G1)Como em um torneio de MMA, competidores
passam no meio da torcida para ir ao palco da
competição do X5 Mega Arena (Foto: Gustavo
Petró/G1)

Para ele, ter uma torcida maciça a favor ou contra faz a diferença. “Temos que mostrar trabalho para quem nos assiste aqui no XMA ou pela internet”. Ele afirma que ainda há preconceito contra quem joga games profissionalmente e que se considera um profissional como qualquer outro. “Com o tempo as pessoas vão conhecendo melhor o esporte eletrônico e respeitando o que fazemos”. E se depender da empolgação do público presente, o futuro para os ciberatletas é promissor.

De acordo com a organização do evento, na tarde de sexta (2) havia 10 mil pessoas no local e mais de 20 mil acompanhando os torneios em transmissões ao vivo pela internet. “Quebramos todos os recordes de audiência de jogos como ‘Point blank’”, afirma Alexandre Borba, um dos idealizadores do evento. “Criamos um evento de nível internacional”.

E este nível é o que os jogadores mais gostaram. “Em 2013 estávamos representando o Brasil nas Filipinas em um torneio internacional de ‘Point blank’ e aqui está no mesmo nível que vimos lá fora”, contra José Cavalcanti Neto, jogador de 23 anos de Manaus (AM) da equipe 2Kill Gaming. “O e-sport cresce muito no Brasil principalmente com ‘League of legends’. Os jogadores têm salários, moram juntos, treinam juntos. Isso ajuda o nosso game, ‘Point blank’, a crescer muito. Temos mais torneios com premiação alta, de R$ 10 mil, o que nos motiva a treinar e a vir aqui para disputar o título”.

Para os próximos anos, Neto diz que o esporte eletrônico ficará mais popular, mas precisa de investimento de empresas. “Com mais patrocínios e mais investimento, o Brasil terá destaque nas competições de games dentro de dois anos”.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 7 de maio de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: