RSS

Irã diz ter isolado Israel com sua nova forma de fazer diplomacia

07 maio

AppId is over the quota
AppId is over the quota

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, alvo de críticas dos conservadores por sua política nuclear, afirmou nesta terça-feira (6) que sua diplomacia pragmática permitiu isolar Israel dentro da comunidade internacional.

Depois de vários anos de retórica belicosa do ex-presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, Zarif afirmou no Parlamento que o novo governo conseguiu apagar a imagem divulgada pelo Estado hebreu sobre o perigo do Irã e de seu programa nuclear.

Os ultraconservadores iranianos criticam cada vez mais o acordo interino sobre o programa nuclear iraniano concluído com as grandes potências sob a batuta de Zarif, porque consideram que foram feitas muitas concessões.

Personalidades religiosas, parlamentares e autoridades do regime também criticam a política moderada de Zarif, sobretudo contra sua condenação do Holocausto.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, “garante sem pudor que o Irã nega o Holocausto, que o Irã quer fabricar uma bomba nuclear para cometer um novo Holocausto”, declarou Zarif.

“Mas eu e meus colegas dizemos ao mundo que o Irã é contra o antissemitismo e os genocídios”, declarou aos deputados.

O Irã não reconhece a existência de Israel e alguns de seus líderes defendem seu desaparecimento. Ahmadinejad havia classificado o Holocausto de “mito”.

“Não permitiremos que o regime sionista – que possui inegavelmente armas químicas e nucleares e que é o que mais viola as leis antiproliferação – aponte o Irã como um perigo”, afirmou Zarif.

“Nossa política estrangeira despojou Israel de sua calma e de seu conforto, e o empurrou a uma posição reacionária e a um isolamento internacional”, disse.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 7 de maio de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: