RSS

EUA exigem que Cuba acabe com prisões ‘arbitrárias’ de jornalistas

03 maio

AppId is over the quota
AppId is over the quota

Os Estados Unidos exigiram nesta quinta-feira (1) que Cuba acabe com as detenções “arbitrárias” de jornalistas, deixe de “silenciar” as vozes independentes e suspenda suas “restrições” às liberdades de imprensa e de expressão.

Em sua entrevista coletiva diária, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Marie Harf, fez essas exigências e também destacou um caso de “assédio” contra um jornalista cubano, que faz parte da campanha desta semana por causa do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, comemorado no próximo sábado.

Durante a semana, o Departamento de Estado vem apresentando vários casos de diferentes países nos quais foram cometidas violações do direito à liberdade de imprensa e nesta quinta um dos escolhidos, junto com um episódio no Sudão, foi um caso que aconteceu em Cuba.

“Roberto de Jesús Guerra é o diretor da ‘Hablemos Press’, um dos meios independentes perseguidos em Cuba. As forças de segurança do governo (cubano) o detiveram por mais de 100 vezes porque o jornalista costuma divulgar informações sobre a situação dos direitos humanos no país”, explicou Harf.

“A imprensa independente continua sendo ilegal em Cuba, apesar de o país ter assinado compromissos internacionais e das Nações Unidas. Os jornalistas que trabalham lá são perseguidos e presos de maneira rotineira. Os repórteres frequentemente têm seus equipamentos e documentos confiscados, como ocorreu com Guerra no dia 4 de abril quando ele voltava ao país depois de depor na Comissão Interamericana de Direitos Humanos”, acrescentou.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 3 de maio de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: