RSS

Morre Juan Formell, fundador da orquestra cubana ‘Los Van Van’

02 maio

AppId is over the quota
AppId is over the quota
Juan Formell durante cerimônia de abertura de festival de cinema em Havana em apresentação da banda los van van (Foto: Enrique De La Osa/Reuters)Juan Formell durante cerimônia de abertura de festival de cinema em Havana em apresentação da orquestra ‘Los Van Van’ (Foto: Enrique De La Osa/Reuters)

Morreu nesta quinta-feira (1) em Havana, aos 71 anos, o músico cubano Juan Formell, líder e fundador da orquestra “Los Van Van”. A informação foi divulgada pela televisão estatal, mas ainda não há detalhes sobre a causa da morte.

Formell foi compositor, contra baixista e guitarrista com uma ampla trajetória artística, muito destacada à frente de seu agrupamento conhecida como “o trem da música” dançante na ilha. Em sua formação como compositor e guitarrista contou com a orientação de músicos cubanos como Félix Guerrero, Rafael Somavilla, Armando Romeu, Antonio Tanjo e Orestes Urfé.

Nascido em 2 de agosto de 1942 em Havana, Formell realizou seus primeiros estudos musicais com seu pai, Francisco – flautista, pianista e arranjador – e depois continuou autodidata.

Juan Formell e “Los Van Van”, a orquestra que fundou em 1969 e que se manteve durante décadas como a favorita do público cubano, receberam em 1999 o Grammy pelo álbum “Llegaram… Van Van” e foram indicados várias vezes em outras edições.

Em novembro de 2013, Formell recebeu o Grammy Latino de Excelência Musical.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 2 de maio de 2014 em Música

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: