RSS

Caçador de tempestades registra tornado de perto nos EUA

01 maio

AppId is over the quota
AppId is over the quota

Um vídeo publicado na internet mostra de perto a passagem de um tornado pelo Mississipi, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (28). A gravação foi feita de dentro de um carro pelo caçador de tempestades Scott Peake e publicada no YouTube. Assista.

O vídeo mostra o tornado de uma pespectiva bem próxima. O vento e a chuva se intensificam conforme o carro se aproxima da tormenda, que já havia alcançado o solo. No meio do vídeo, o tornado cruza a estrada pelo qual o veículo passava.

Vídeo publicado no YouTube mostra de perto passagem de tornado pelo Mississipi, nos EUA (Foto: Reprodução/YouTube/BasehuntersChasing)Vídeo publicado no YouTube mostra de perto passagem de tornado pelo Mississipi, nos EUA (Foto: Reprodução/YouTube/BasehuntersChasing)

A área ao redor foi visivelmente afetada – árvores foram arrancadas do solo, carros estão parados e o telhado de algumas casas aparece danificado.

Peake, que mora em Oklahoma, grava os vídeos para um grupo chamado Basehunters Chasing, que tenta registrar tornados e outras tormentas do melhor jeito possível.

Ao menos 35 pessoas morreram devido aos tornados e às tempestades que atingiram seis estados americanos nos últimos dias. Quase 75 milhões de pessoas habitam as áreas que podem ser afetadas por tempestades intensas e tornados nas próximas horas, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

A área de risco envolve Mississippi, Alabama e Tennessee, onde já morreram 17 pessoas, e os estados de Arkansas, Iowa e Oklahoma, com o total de 18 óbitos provocados pelos tornados.

Inundações

Veículos caem após asfalto de uma rodovia se romper na Flórida, após fortes chuvas (Foto: Katie E. King/Pensacola News Journal/AP)Veículos caem após asfalto de uma rodovia se
romper na Flórida, após fortes chuvas
(Foto: Katie E. King/Pensacola News Journal/AP)

O sul dos Estados Unidos continua nesta quarta-feira (30) com fortes chuvas, inundações e potencial para novos tornados, informaram meteorologistas segundo a agência Reuters.

A polícia do condado de Walton informou que enchentes severas haviam obstruído a passagem de carros e inundado algumas casas, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.

Escolas foram fechadas em diversos municípios como Escambia, onde serviços de emergência tentavam resgatar motoristas presos pelas águas da enchente. Funcionários do condado pediram aos moradores para não dirigir em meio às inundações, em estradas danificadas ou locais com detritos das tempestades.

“Esta é uma situação extremamente perigosa”, disse o serviço meteorológico em alertas de emergência que também incluíam costa do golfo de Alabama.

O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência para 26 municípios inundados com 2,5 a 7,6 cm de chuva por hora, enquanto tempestades severas assolam toda a parte norte do estado.

As tempestades devem se espalhar por partes da costa leste, da Virginia pelas Carolinas, disse o meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Corey Mead. Tempestades podem gerar entre 5,1 a 12,7 cm de chuva em áreas e causar novos tornados, disse Mead.

As graves condições podem persistir até a quinta-feira, apesar de que aparentemente “o tempo pode estar se acalmando enquanto um ar mais quente e úmido é empurrado do mar por uma frente fria que se desloca através dos Apalaches”, disse Mead.

Abrigos foram criados para milhares de famílias retiradas de suas casas, enquanto a Guarda Nacional, a polícia local e os moradores que perderam todos os seus bens vasculham os escombros à procura de mais vítimas.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 1 de maio de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: