RSS

Android é o principal alvo de ameaças no 1º trimestre de 2014

01 maio

Os dispositivos móveis com sistema operacional Android, do Google, foram os principais alvos de ameaças digitais no primeiro trimestre de 2014, de acordo com uma pesquisa feita pelo F-Secure Labs. Foram descobertas 277 novas famílias de ameaças e variantes, das quais 275 destinavam-se a Android, uma para iPhone e uma para Symbian.

A empresa afirma que no mesmo trimestre de 2013 foram descobertas 149 novas famílias de ameaças e variantes, sendo que 91% destinavam-se a Android.

No primeiro trimestre, também foi registrado um alto número de novos malwares para Android, indicando que o cenário de ameaças para dispositivos móveis continua se desenvolvendo com sofisticação e complexidade.

A F-Secure afirma que no período da pesquisa foi observada a primeira mineração de criptomoedas, que desvia o dispositivo à mina para moedas virtuais, como Litecoin. Também foi detectado o primeiro bootkit, que afeta os estágios iniciais da rotina de inicialização do dispositivo e é extremamente difícil de ser detectado e removido. Foram encontrados, ainda, o primeiro trojan Tor e o primeiro trojan bancário Windows migrando para o Android.

O estudo aponta que a Grã Bretanha enfrentou o maior nível de malware a dispositivos móveis, com entre 15  e 20 arquivos de malware bloqueados a cada 10 mil usuários, ou aproximadamente um em 500 usuários. Os Estados Unidos, a Índia e a Alemanha tiveram de cinco a 10 malwares bloqueados para cada 10 mil usuários. E na Arábia Saudita e na Holanda, de 2 a 5 malwares foram bloqueados a cada 10 mil usuários.

”Estes desenvolvimentos nos mostram sinais dos autores de malwares,” disse Mikko Hyppönen, especialista em segurança cibernética e CRO da F-Secure. ”Provavelmente, veremos mais desses casos nos próximos meses. Por exemplo, celulares estão ficando mais potentes, possibilitando que criminosos cibernéticos lucrem ao usá-los como mineração para criptomoedas.”

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 1 de maio de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: