A seca intensa que atinge a Califórnia obrigou pescadores e governo a montar uma operação para retirar 100 mil salmões de rios do estado e levá-los ao Oceano Pacífico com a ajuda de caminhões e barcos (Foto: Jim Wilson/The New York Times)
A seca recorde que atinge o estado norte-americano da Califórnia tem forçado as cidades a racionar água e os agricultores a vender o gado.
Mas também ameaça milhões de salmões que vivem na região, que não encontram fluxos suficientes de água nos rios para seguir o caminho rumo ao Oceano Pacífico.
Por isso, pescadores e governo estão “dando carona” a 100 mil peixes desta espécie com a ajuda de barcos e caminhões equipados com tanques de água. De acordo com o jornal “The New York Times”, a ação vai permitir que esses peixes cheguem ao mar, cresçam e, em três anos, quando atingirem a maturidade sexual, retornem à água doce para reprodução.
As consequências da pior seca já registrada em um século na Califórnia obrigaram as autoridades, em janeiro deste ano, a declarar situação de emergência, o que permite solicitar acesso à ajuda federal.


View the original article here