RSS

Baleias-jubarte não serão mais protegidas por lei no Canadá

30 abr

Baleia jubarte nas águas do Havaí; NOAA abriu pedido de revisão sobre situação da espécie (Foto: NOAA/AP)Exemplar de baleia-jubarte na região do Oceano Pacífico (Foto: NOAA/AP)

Ambientalistas e a oposição no Canadá denunciaram o governo pela decisão de diminuir a proteção das baleias-jubarte e o acusam de facilitar um controverso projeto de oleoduto.

Alegando basear-se em dados científicos, o governo canadense anunciou no sábado (19), no jornal oficial, que o mamífero, o maior do planeta depois da baleia azul, será considerado a partir de agora “uma espécie preocupante” e não mais uma “espécie ameaçada”.

Por causa desta distinção, o hábitat do mamífero deixará de ser protegido por lei. A decisão foi tomada de forma “incrivelmente rápida”, declarou Jay Ritchlin, da Fundação David Suzuki, uma das organizações ecologistas mais influentes do país.

Ele considerou “inquietante” que esta modificação tenha ocorrido “no mesmo momento em que se estuda um grande projeto de desenvolvimento”, em alusão ao projeto de oleodutos Northern Gateway.

Acusação
O principal partido da oposição no Parlamento canadense, o Novo Partido Democrático (NPD, esquerda), acusou o governo conservador de querer “satisfazer seus amigos da indústria petroleira e abrir a porta ao projeto de oleodutos Northern Gateway”.

Empreendido pelo grupo canadense Embridge, o projeto Northern Gateway, de 1.200 km, pretende transportar 525.000 barris de petróleo por dia ao longo do litoral pacífico canadense da província de Alberta (oeste) através das Montanhas Rochosas.

O duplo oleoduto projetado concluiria sua trajetória ao norte da província da Columbia Britânica, no porto de Kitimat, em uma região desabitada próxima à fronteira com o Alasca.

No jornal oficial, o governo destacou ter agido após a apresentação, em 2011, de um informe realizado por um comitê independente de cientistas, que destacou a existência de ‘grande abundância da espécie’ ao longo da costa do Pacífico canadense.

A baleia-jubarte foi oficialmente declarada espécie ameaçada em 2005 por recomendação de um painel de especialistas. Em 2003, um informe independente registrava “umas centenas” de exemplares do cetáceo. O governo estima que atualmente, a população da espécie seja de 18.000 exemplares.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 30 de abril de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: