RSS

Após comentários do COI, Paes diz que Rio tem que aceitar as críticas

29 abr

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, comprimenta Leandro Matieli, que deixa o cargo de inspetor da Guarda Municipal (Foto: Mariucha Machado/G1)Prefeito do Rio, Eduardo Paes, comprimenta Leandro Matieli, que deixa o cargo de inspetor da Guarda Municipal (Foto: Mariucha Machado/G1)

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse nesta terça-feira (29) que tem que “aceitar as críticas e trabalhar duro” sobre a preparação da cidade para as Olimpíadas de 2016. Mais cedo, o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, afirmou que os preparativos para os jogos são os ‘piores’ que ele já viu na história recente da competição.

“Nós temos que aceitar as críticas e trabalhar muito. Temos que trabalhar com muito zelo e dedicação para entregar tudo direitinho”, afirmou o prefeito, durante durante a cerimônia de troca de inspetor da guarda municipal na sede da corporação em São Cristóvão.

Segundo a BBC, o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, afirmou nesta terça-feira que os preparativos para a Olímpíada de 2016 no Rio de Janeiro são os ‘piores’ que ele já viu na história recente dos jogos.

Coates afirmou que o COI foi obrigado a tomar medidas ‘sem precedentes’ para assegurar que a competição vai acontecer, como o envio de peritos ao comitê organizador local.

“A situação é crítica”, definiu ele, durante participação em fórum olímpico em Sydney, na Austrália.

A declaração de Coates ocorre em um momento em que o Brasil corre contra o tempo para terminar as obras da Copa do Mundo, que começa daqui a 44 dias.

“Ninguém é capaz de dar respostas neste momento”, acrescentou.

Coates, que acumula 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos e foi chefe do comitê organizador local da Olimpíada de Sydney, em 2000, já fez seis viagens ao Rio como parte da comissão responsável pela supervisão dos preparativos.

Ele acrescentou que um dos peritos deslocados para o comitê local era um diretor de projetos de construção.

“O COI adotou uma postura de ‘mãos na massa’, o que é sem precedentes (na história da instituição), mas não há plano B. Nós estamos indo para o Rio”, afirmou Coates.

“Acho que a situação é pior do que em Atenas (em 2004). Até agora, os preparativos da capital grega haviam sido os piores que eu já vi.”

“Nós ficamos muito preocupados. Eles não estão prontos em muitas, muitas formas. Nós temos de fazer (esse evento) acontecer e essa é a decisão do COI. Não podemos simplesmente ignorar essa situação”, acrescentou ele.

Os preparativos para a Olímpíada de Atenas, em 2004, foram marcados por seguidos atrasos, mas os locais de competição e a infraestrutura dos Jogos foram entregues dentro do prazo.

Atraso
Organizadores dos Jogos Olimpícos de Atenas foram alertados inúmeras vezes pelo COI sobre o andamento dos preparativos. Em uma determinada ocasião, o então presidente da instituição, Juan Samaranch, chegou a ameaçar de tirar a Olimpíada da cidade.

Coates afirmou que a construção nem começou em alguns locais no Rio, no que serão os primeiros Jogos Olimpícos na América do Sul, enquanto o cronograma de infraestrutura sofreu atrasos significativos e a a cidade possui “questões sociais que precisam ser resolvidas”.

Ele acrescentou que o comitê organizador do Rio possui o mesmo número de funcionários – 600 – do que Londres (que sediu os Jogos de 2012), mas que, no entanto, não têm a mesma experiência.

“Quanto tempo levará entre os locais de competição?”, questionou. “Eles estão sendo iludidos. Ninguém é capaz de dar respostas neste momento”, disse.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 29 de abril de 2014 em Brasil

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: