RSS

Google Earth encontra mulher perdida em ilha deserta depois de 7 anos?

20 mar

Share Button

Será verdade que o serviço de mapas do Google conseguiu localizar uma mulher que estava perdida em uma ilha deserta há 7 anos?

A notícia apareceu em março de 2014. Primeiro em inglês e, logo em seguida, começou a ganhar as terras brasileiras. De acordo com o texto – acompanhado de foto – uma mulher chamada Gemma Sheridan teria sofrido um acidente em alto mar (enquanto velejava com mais 2 amigos através do Canal do Panamá), em 2007, e acabou acordando em uma praia deserta.

O artigo ainda conta que a moça viveu por 7 anos nessa ilha até que um belo dia um avião sobrevoou a ilha e a trouxe de volta ao continente, sã e salva.

O interessante da bela história de sobrevivência da Srta. Sheridan é que, de acordo com o artigo, ela descobriu que o que a havia salvado da morte e auxiliado nas buscas teria sido um sinal visual que ela mesma tinha feito há alguns anos na praia. Um garoto de Minnesota teria visto o tal sinal de “SOS” através do Google Earth e avisado às autoridades.

Sem dúvida, uma linda história, mas será que é real?

Gemma Sheridan teria sido encontrada graças ao Google Earth! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook) Gemma Sheridan teria sido encontrada graças ao Google Earth! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

A primeira coisa que fazemos em casos como esse é procurar pelo nome dos envolvidos. Uma busca por “Gemma Sheridan” no Google Images nos retorna várias moças com esse nome, mas nenhuma delas parece ter saído de nenhuma ilha recentemente.

Aliás, uma coisa que precisamos sempre lembrar aqui é que a maioria dessas histórias duvidosas que sempre vemos por aí não é datada. Pode reparar!

No caso dessa moça, o artigo só diz que ela teria se perdido e acordado em uma ilha há 7 anos atrás, mas não afirma quando ela foi resgatada. Isso dá margem para que a notícia nunca fique velha e pode ser reaproveitada daqui a alguns anos.

Também não encontramos nenhum jornal para quem a tal Gemma Sherdan tenha dado entrevistas, a não ser em alguns sites e blogs que apenas reproduziram a mesma notícia.

Quem inventou essa notícia foi o blog humorístico News-Hound. Para quem não conhece, os autores desse blog são os mesmo que criaram o boato afirmando que, devido a alinhamentos de vários planetas, no dia 4 de março de 2014 iríamos notar uma diminuição na força gravitacional da Terra. Claro que nada ocorreu de anormal na gravidade nesse dia.

O mais curioso nesse “blog de notícias” é que ele foi registrado em janeiro de 2014, mas possui postagens datadas anteriormente à sua “inauguração”…

Data de registro do domínio é de 2014! (foto: Reprodução) Data de registro do domínio é de 2014! (foto: Reprodução)

O autor da falsa notícia deve ter se baseado em uma história real de um explorador que ficou 60 dias em uma ilha deserta. O texto do News-Hound tem vários parágrafos iguais (ou bem parecidos) a trechos de um artigo publicado no dia 09 de março de 2013 no Daily Mail.

Se a história é falsa, como explicar a imagem do artigo?

Uma busca pela web e descobrimos que essa foto que foi atribuída à Gemma Sheridan é, na verdade, um recorte de outra imagem que nada tem a ver com essa história. O “SOS” mostrado na fotografia foi feito em 2010, na cidade de Osh, sul do Quirguistão pelo povo que clamava ajuda para conter e enorme onda de violência que assola o país. Na época, o pedido de socorro estava sendo feito em diversas regiões da cidade, que esperava que alguma ajuda viesse do alto (alguma intervenção de outros países).

Perceba que a imagem mostra prédios próximos ao pedido de socorro! Nada de ilha deserta. Perceba que a imagem mostra prédios próximos ao pedido de socorro! Nada de ilha deserta.

A notícia é falsa e foi inventada por um site humorístico que mistura fatos reais com farsas!

Share Button Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte E-farsas

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de março de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: