RSS

Julgamento de Pistorius adiado para segunda-feira

19 mar

O julgamento do atleta sul-africano Oscar Pistorius, acusado de matar a namorada em 14 de fevereiro de 2013, foi adiado para segunda-feira (24), anunciou a juíza Thokozile Masipa.

A magistrada aceitou um pedido da promotoria, que prometeu concluir sua parte no processo no início da próxima semana com a presença de quatro ou cinco testemunhas adicionais.

O julgamento começou em 3 de março em Pretória.

Pistorius é visto em tribunal em Pretória nesta quarta-feira (19) antes de o julgamento ser adiado para 24 de março (Foto: Leon Sadiki/Reuters)Pistorius é visto em tribunal em Pretória nesta quarta-feira (19) antes de o julgamento ser adiado para 24 de março (Foto: Leon Sadiki/Reuters)

Durante o julgamento, o perito de balística da polícia, Chris Mangena, afirmou que a m modelo Reeva Steenkamp estava em posição de defesa lateral quando recebeu o último tiro de seu namorado. Segundo ele, o último dos quatro tiros com que Pistorius matou sua namorada passou atravessou a mão esquerda da modelo antes de atingir a parte direita de sua cabeça.

Oscar Pistorius, de 27 anos, reconheceu ter matado a tiros Steenkamp através da porta fechada do banheiro de sua casa em Pretória, mas sustenta que agiu dessa maneira porque pensou que se tratava de um intruso.

A jovem “tinha as mãos cruzadas, com a esquerda cobrindo a parte direita de sua cabeça e a (mão) direita cobrindo a esquerda”, disse Mangena na audiência.

Antes do encerramento da sessão a promotoria também solicitou um dia completo para “consultar novamente” suas testemunhas, antes do fim de semana prolongado na África do Sul, que começa na sexta-feira, um feriado (Dia dos Direitos Humanos).

Inicialmente, 107 testemunhas figuravam na lista da promotoria – sem a obrigação de convocação de todos – e o julgamento deveria terminar na quinta-feira, antes da juíza preparar o veredicto e mais tarde a sentença, que será anunciada várias semanas depois.

A defesa de Pistorius aceitou o novo calendário.

“É um processo oneroso, caro, mas aceitamos o pedido”, afirmou o advogado Barry Roux.

O julgamento sofreu atrasos por vários incidentes e problemas de tradução, além dos longos interrogatórios de Roux, que fez muitas perguntas sobre detalhes aparentemente alheios ao caso.

Pistorius se declarou inocente do assassinato da namorada Reeva Steenkamp. Ele afirma que a matou por acreditar que estava atirando contra um ladrão escondido no banheiro ao lado de seu quarto.

Ele também foi acusado de infrações à lei sobre o porte de armas e, da mesma maneira, alega inocência.

Fonte G1

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de março de 2014 em Brasil

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: