RSS

80% do povo da Crimeia defende união à Rússia, diz pesquisa

11 mar

Mais de 80% dos crimeanos defendem a incorporação da república autônoma ucraniana à Federação da Rússia, revelou uma pesquisa citada nesta segunda-feira (10) pelo presidente do Legislativo da Crimeia, Vladimir Konstantinov, a quem o governo de Kiev nega legitimidade.

“Mais de 80% dos habitantes da Crimeia desejam fazer parte da Rússia. Esses dados foram divulgados no domingo (9) em uma pesquisa realizada pela Focus-Group”, disse Konstantinov a um grupo de jornalistas em Simferopol – a capital autônoma -, segundo a agência russa “Interfax”.

De acordo com o presidente do Legislativo, a participação da população no referendo do próximo domingo (16) será “bastante alta”.

Nesta consulta, os crimeanos terão que responder duas perguntas: “Está o senhor a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia como sujeito da Federação Russa?” e “Está o senhor a favor que se volte a pôr em vigor a Constituição da Crimeia de 1992 e do status da Crimeia como parte da Ucrânia?”.

O referendo da Crimeia foi declarado ilegal tanto pelo governo central da Ucrânia como por grande parte da comunidade internacional, incluindo Estados Unidos e União Europeia.

Konstantinov assegurou que os moradores da Crimeia “devem se sentir tranquilos”, já que as autoridades controlam totalmente a situação na Crimeia e não permitirão “nenhum tipo de provocação”.

Na Crimeia, península banhada pelo Mar Negro, a população é dividida entre 60% de russos e 25% de ucranianos, além de uma minoria tártara – a favor da Europa – de 12%.

O presidente do Legislativo autônomo indicou hoje que, independente dos resultados do referendo na Crimeia, o governo deverá impulsionar o desenvolvimento das três línguas faladas em seu território: o russo, o ucraniano e o tártaro crimeano.

No entanto, segundo ele, ‘não haverá mais filmes em ucraniano’, já que, em breve, eles serão retirados dos cinemas.

Fonte G1

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de março de 2014 em Brasil

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: