RSS

Apesar de popularidade, Papa não convence sobre pedofilia nos EUA

07 mar

Papa Francisco chega à Praça São Pedro para a audiência pública desta quarta-feira (26) no Vaticano (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)Papa Francisco chega à Praça São Pedro para a
audiência pública desta quarta-feira (26) no
Vaticano (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)

Um ano após sua eleição, o Papa Francisco é extremamente popular entre os católicos americanos, ainda que a sua atitude em relação aos escândalos de pedofilia não convença a todos.

Mais de oito católicos americanos em cada 10 (85%) têm uma opinião muito favorável sobre o Papa, segundo uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center por ocasião do primeiro aniversário, em 13 de março, de seu pontificado.

Mas apesar de uma grande maioria elogiar o seu “bom trabalho” na difusão da fé ou da ajuda aos pobres, apenas um americano em cada dois (54%) têm a mesma opinião sobre sua luta contra os escândalos sexuais na Igreja.

Além disso, para 70% dos católicos americanos, esta deveria ser a “prioridade número 1” do Papa.

Nos Estados Unidos e na Irlanda, a Igreja Católica tem sido marcada por grandes escândalos sexuais que foram alvos de um recente relatório altamente crítico das Nações Unidas para o Vaticano.

Na quarta-feira (5), o Papa defendeu em uma entrevista ao jornal Corriere della Sera os esforços da Igreja neste combate, mas a associação americana de vítimas SNAP o acusam de “não fazer nada, literalmente nada” para proteger as crianças.

A pesquisa mostra que, além da personalidade do Papa, os católicos americanos apoiam em grande parte uma mudança na Igreja: quase oito em cada 10 acreditam que deve permitir a contracepção, e em torno de sete dos 10 apoiam o casamento dos padres e a ordenação de mulheres.

Eles são mais divididos, 50% a favor e 43% contra, sobre o reconhecimento de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Quase 25% da população americana é católica, 78 milhões de pessoas.

A pesquisa foi realizada entre 14 e 23 de fevereiro, com 1.821 pessoas.

Fonte G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 7 de março de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário