RSS

Católicos apoiam Francisco, mas se dividem sobre doutrina, diz pesquisa

10 fev

'Queridos amigos, vocês estão perto do coração da Igreja, porque a Igreja é um povo a caminho do reino de Deus (...)', disse o Papa (Foto: Reuters)Papa Francisco durante discurso feito de sacada na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Reuters)

Os católicos acreditam que o Papa Francisco faz um bom trabalho à frente da Igreja Católica, mas muitos discordam da doutrina sobre temas polêmicos, especialmente o uso de anticoncepcionais, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo (10) pela rede Univisión, com sede nos Estados Unidos.

O levantamento feito em 12 países concluiu que entre apoiadores da doutrina da Igreja predominam homens e mulheres casados, com mais de 55 anos, que comparecem frequentemente à missa e vivem em áreas rurais.

Para os demais perfis, as opiniões sobre temas como o casamento homossexual, o aborto, o divórcio e a ordenação de mulheres varia segundo a região, a idade e a renda.

De acordo com a pesquisa, 87% dos católicos acreditam que Francisco está fazendo um bom ou excelente trabalho, pouco antes do primeiro aniversário de seu papado, em março. No entanto, 78% dos consultados são a favor do uso de métodos contraceptivos, o que contraria a doutrina da Igreja católica.

Mulheres no sacerdócio
Sobre outros temas, há grandes diferenças entre os católicos de diferentes regiões do mundo: 80% dos católicos africanos e 76% dos filipinos apoiam a proibição de ordenação de mulheres como sacerdotes, uma postura compartilhada por apenas 30% dos europeus e 36% dos americanos.

O tema mais controverso é o casamento entre pessoas do mesmo sexo: a oposição da Igreja a este tipo de matrimônio é compartilhada por 99% dos católicos africanos, contra 40% dos americanos. “Em média, 5% mais mulheres que homens, 18% mais jovens que pessoas mais velhas e 10% mais pessoas com renda alta e média do que baixa são favoráveis ao casamento homossexual”, afirmam os autores da pesquisa.

Os católicos da Espanha – que durante séculos apoiaram a doutrina da Igreja – estão entre os mais liberais, junto aos franceses, enquanto os africanos e filipinos estão entre os mais conservadores. A pesquisa, realizada por Bendixen & Amandi International para a Univisión, consultou 12.036 católicos de Argentina, Brasil, Colômbia, República Democrática do Congo, França, Itália, México, Filipinas, Polônia, Espanha, Uganda e Estados Unidos.

Estes países representam 61% do 1,2 bilhão de católicos existentes no mundo. A margem de erro da pesquisa é de 0,9 ponto percentual.

Francisco, cujo nome verdadeiro é Jorge Mario Bergoglio, se tornou em março de 2013 o primeiro Papa latino-americano e primeiro jesuíta a assumir o Trono de São Pedro, em substituição ao austero Papa alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI, que renunciou ao cargo em uma decisão inédita em sete séculos.

Fonte G1

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de fevereiro de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: