RSS

Governo britânico realizou ataques virtuais contra o Anonymous

06 fev

A GCHQ, agência de inteligência do governo britânico, realizou ataques virtuais de “negação de serviço” para derrubar salas de bate-papo usadas pelo movimento Anonymous. A informação está em uma apresentação PowerPoint vazada por Edward Snowden, ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). A “NBC News”, que teve acesso ao documento, diz que os ataques teriam acontecido na metade de 2011.

O ataque teria sido realizado como parte da “Operação Riqueza” e é tido como um caso de sucesso nos “efeitos contra o hackativismo” e a apresentação PowerPoint foi usada em uma conferência da NSA. Hacktivismo é um termo que designa o ativismo em conjunto com a tecnologia. Saiba mais sobre o termo.

As salas de bate-papo atacadas teriam a presença de “hackers criminosos”.

O movimento “Anonymous” é um rótulo usado por ativistas em diversas ações e protestos, na internet e fora dela. Algumas das ações envolvem o ataque a sistemas, enquanto outras são pacíficas. Ataques de “negação de serviço”, como o realizado pelo governo britânico, são comumente realizados por pessoas que fazem uso do rótulo. Como o Anonymous não possui uma liderança ou ideais concretos, há divergências entre as pessoas que fazem uso do título.

O que existe de coordenação no movimento, porém, normalmente ocorre dentro de salas de bate-papo criadas com a tecnologia Internet Relay Chat (IRC), como mostrou reportagem do G1 de 2010. Foi uma dessas salas que o governo britânico teria atacado.

Em outra operação, agentes do GCHQ entraram nas redes de bate-papo para amedrontar os participantes, enviando a mensagem de “ataques de negação de serviço e hacking são ilegais, por favor, cesse as atividades e desista”. De acordo com a apresentação, 80% dos usuários que receberam essa mensagem não voltaram à sala de bate-papo.

O órgão não confirmou nem negou as operações, dizendo apenas que “todas as ações da GCHQ são realizadas em acordo com a legislação e políticas estritas”.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 6 de fevereiro de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: