RSS

Pescador se assusta ao capturar um peixe transparente!

28 jan

Um pescador afirma ter encontrado um peixe transparente enquanto pescava na Nova Zelândia. Mas será que essa notícia é verdadeira?

A manchete surgiu na internet no dia 22 de janeiro de 2014. De acordo com o texto que acompanha uma foto de um bicho completamente transparente, um pescador chamado Stewart Fraser teria pescado um peixe diferente de tudo que já se viu no mundo.

O fato teria ocorrido em alguma parte no oceano em torno de 70 km em torno da Península de Karikari. Stewart estava pescando em companhia dos filhos quando fisgou o estranho bicho com sua vara.

Muito se especulou sobre a origem do animal. Alguns sites e blogs levantaram a hipótese de que o “peixe invisível” seja de procedência extraterrena

Será que essa história é real?

Pescador exibe um peixe transparente! Será verdade? (foto: Reprodução) Pescador exibe um peixe transparente! Será verdade? (foto: Reprodução/Caters News Agency)

A foto é real e o tal peixe (que não é um peixe) existe mesmo!

Ao contrário do que afirmaram alguns sites de notícias, o estranho ser não é um tipo de camarão ou de água-viva. Trata-se de um peixe da espécie Salpa Maggiore (Salpa maxima), um animal que possui esse tipo de camuflagem como defesa dos predadores, vivem em mares frios e usam o bombeamento de água para se locomover. São abundantes no Oceano Antártico.

Salp3

A seguir, um vídeo com fotos de outros exemplares desse peixe bastante peculiar:

As salpas normalmente percorrem as camadas superiores do oceano, onde a luz solar pode penetrar através de seus corpos. Eles se alimentam de matéria orgânica pequena como plâncton para sobreviver e possuem um ciclo de vida tanto individual como em grupo. Grande parte da sua vida, a salpa se reproduz de forma assexuada, mas em alguns ciclos ele gera descendentes com a ajuda de parceiros.

A seguir, um vídeo dos bichinhos na água! Coisa mais linda de se ver:

As fotos da pescaria inusitada de Stewart Fraser tiveram mais de 1 milhão de visualizações em apenas 5 dias depois de publicadas na rede social Reddit. Mas o pescador não revelou o que fez com o bicho. Será que ele levou pra casa ou devolveu ao mar?

Outra salpa capturada para estudos em julho de 2011 pela Chief Scientist Workshop (foto: L. Koren) Outra salpa capturada para estudos em julho de 2011 pela Chief Scientist Workshop (foto: L. Koren)

Atualização 27/01/2014

Vários leitores nos corrigiram na área de comentários desse artigo sobre a nossa definição das salpas. Ao contrário do que afirmamos ao longo do texto, as salpas não são peixes. São acranianos da subfilo tunicata, espécie abundante de zooplâncton.

A foto é real e o animal, apesar de possuir um jeitão diferente, não tem nada de extraterreno (e não é um camarão). Trata-se apenas de uma salpa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte E-farsas

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 28 de janeiro de 2014 em Tecnologia

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: