RSS

Equipe de inspetores chega a Teerã para a aplicação do acordo nuclear

21 jan

Uma equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), liderada por Massimo Aparo, chegou neste sábado (18) a Teerã para vigiar o início do acordo de 24 de novembro sobre o programa nuclear iraniano, informou a agência oficial de notícias iraniana, Irna.

Segundo o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Behruz Kamalvandi, Massimo tratará com os responsáveis iranianos “o início da primeira fase do plano de ação conjunto” estipulado com o Grupo 5+1 (Estados Unidos, França, o Reino Unido, China e Rússia, mais Alemanha).

Kamalvandi disse que a equipe de inspetores começará seus trabalhos nesta segunda-feira (20), dia 20, data em que serão postas “em andamento as medidas para a suspensão das sanções” contra o Irã, conforme o acordo com as grandes potências.

A União Europeia aprovará no mesmo dia a suspensão das sanções econômicas ao Irã de acordo com o plano de ação sobre seu programa nuclear, se receber a confirmação da Agência Internacional de Energia Atômica de que o Irã cumpriu com seu compromisso.

O histórico pacto assinado em 24 de novembro obriga a Teerã pausar parcialmente as atividades de seu programa nuclear em troca da suspensão de algumas sanções e o compromisso do G5+1 de não impor novas medidas restritivas durante um prazo de seis meses.

Várias potências acusam Teerã de tentar desenvolver armas atômicas, o que levou a impor severas sanções internacionais ao país, que rejeita a acusação e reivindica seu direito a desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos.

Fonte G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de janeiro de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: