O jogador de basquete Charles Smith, ex-astro da NBA, afirmou nesta sexta-feira (10) que a partida organizada na Coreia do Norte pelo ex-jogador de basquete Dennis Rodman, na qual também participou, havia cumprido sua missão de “ponte cultural”.
“Em nome de todos os jogadores que foram nesta viagem, o melhor provavelmente é afirmar que nós partimos com uma missão de utilizar o basquete como um intercâmbio cultural e que cumprimos esta missão”, declarou o ex-jogador dos Knicks de Nova York aos jornalistas no aeroporto de Pequim.
Smith retornava de Pyongyang, onde participou na quarta-feira de uma partida organizada por Dennis Rodman, outro ex-astro da NBA, para celebrar o aniversário do líder norte-coreano Kim-Jong Un, uma iniciativa controversa.
Rodman, conhecido por suas excentricidades, estabeleceu vínculos pessoais inesperados com o jovem Kim, um admirador do basquete, a quem classificou de ‘amigo para toda a vida’. Esta foi sua quarta visita à Coreia do Norte em um ano.
Pouco antes da partida de quarta-feira, entre os veteranos da NBA e uma equipe norte-coreana, Dennis Rodman cantou “Parabéns para você” em inglês ao número um norte-coreano, agitando os braços em direção ao público enquanto seus companheiros aplaudiam entusiasmados.
