RSS

Putin alivia restrição de protestos em sede de Jogos Olímpicos de Inverno

10 jan

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aliviou restrições sobre manifestações em Sochi, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, em um gesto para polir a imagem da Rússia à frente de um evento marcado por preocupações sobre segurança e direitos humanos.

Plenamente consciente de que o sucesso ou fracasso dos Jogos irá ajudar a moldar seu legado, Putin aproximou-se intimamente do projeto de US$ 50 bilhões. Ele fez uma inspeção surpresa em pontos de um resort no Mar Negro na sexta-feira e foi mostrado pela televisão estatal russa esquiando em uma encosta, usando óculos escuros e capacete.

Putin, que no sábado participou de um ensaio da cerimônia de abertura dos Jogos em Sochi, alterou um decreto para permitir que grupos realizem algumas marchas e encontros em locais aprovados pelos serviços de segurança, afirmou o Kremlin em um comunicado.

“Reuniões, comícios, manifestações, passeatas e piquetes que não forem diretamente ligados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos poderão ocorrer entre 7 de janeiro e 21 de março de 2014. Só depois de serem combinados com uma entidade de segurança local”, disse.

Grupos ativistas, com causas que vão dos direitos dos homossexuais a reforma política, se queixaram de que a proibição das manifestações, imposta em agosto como parte de uma operação de segurança, violava a própria constituição da Rússia.

A investida de Putin ocorre logo após ele ordenar mais uma operação de segurança na sequência de dois ataques suicidas na cidade russa de Volgogrado, no sul do país, que matou pelo menos 34 pessoas.

Fonte G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de janeiro de 2014 em Brasil

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: