RSS

Vídeo denuncia possível fraude no sorteio da Copa!

12 dez

Serão verdadeiras as alegações de um vídeo afirmando que houve fraude durante a cerimônia de sorteio da Copa do Mundo de 2014?

No dia 06 de dezembro de 2013, um vídeo publicado no YouTube causou enorme polêmica na rede. As imagens mostram, ao som do tema de abertura do seriado “Arquivo-X”, o que parecem ser provas conclusivas de que houve fraude no sorteio dos grupos que irão disputar a Copa do Mundo de futebol de 2014.

O canal argentino Frontera Rivera do YouTube deixou muita gente preocupada ao explicar, em espanhol, que o secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke teria conseguido manipular os resultados dos sorteios com a intenção de privilegiar determinados times, trocando os papeis sorteados por outros, que teriam sido previamente escondidos no palco (na mesa onde foram apresentados os resultados).

Vídeo afirma que houve fraude no sorteio da Copa do Mundo! Será? (Foto: Reprodução/YouTube) Vídeo afirma que houve fraude no sorteio da Copa do Mundo! Será? (Foto: Reprodução/YouTube)

O vídeo tem pouco mais de 3 minutos e já teve mais de 6 milhões de visualizações em menos de 4 dias! Será que essa denúncia gravíssima é verdadeira?

Veja sobre o que estamos falando no filme a seguir:

O vídeo é real e fascinante, mas foram feitas manipulações no contexto das cenas, com o claro objetivo de confundir o torcedor!

Em primeiro lugar, quem montou o filme deu um tom conspiratório ao tema. Nota-se que a música escolhida dá uma sensação de que há algo a ser revelado (algo que não querem que saibamos). Para quem não a conhece, essa era a música de abertura do “Arquivo-X”, um dos seriados televisivos mais famosos dos anos 1990, que falava sobre discos voadores, fatos paranormais e teorias da conspiração.

Quem editou o filme, pegou somente os trechos do sorteio que lhe interessava. Foram selecionadas apenas cenas em que o apresentador levava as mãos abaixo da mesa. No entanto, podemos ver que, em grande parte das vezes, Jérôme Valcke retira os papeis de dentro das bolinhas com as mãos na vista de todos.

Já, em outros momentos, Valcke abaixa as mãos tão rapidamente que seria impossível a troca de papeis.

Qual seria a vantagem de se alterar os times para que caiam em determinados grupos?

Todas as celebridades que estavam no palco durante o sorteio sabiam do plano?

Não havia nenhum fiscal, auditor, jornalista ou curioso ali perto para denunciar a falcatrua?

Os conspiracionistas com certeza terão respostas para essas perguntas. Respostas sem o menor fundamento, mas terão!

O fato é que os grupos não tem muita relevância nessa primeira fase da Copa do Mundo. Os melhores times irão se destacar e passar para a próxima fase. Mas os conspiracionistas dirão que todos os jogos já foram comprados e que os resultados já foram determinados. Árbitros, jogadores, comissões técnicas… Todos já foram subornados e já se sabe até quem irá ganhar o torneio (isso, segundo os que acreditam em teorias da conspiração, é claro!).

A atriz Fernanda Lima esteve ao lado do secretário-geral da FIFA e teria aceitado participar da farsa? E Zinédine Zidane, também fez parte do simulacro?

E a Argentina, país de onde (supostamente) o vídeo com a denúncia teve origem, foi uma das mais “beneficiadas” no sorteio pois, segundo especialistas em futebol, seu grupo é considerado um dos mais fracos dessa Copa.

Ainda, para colocar mais lenha na fogueira conspiratória, um dia antes do sorteio dos grupos para o torneio, uma conta no Twitter, denominada Brasil 2014 Fraude, teria divulgado que o sorteio era uma armação e para provar isso, chegou a publicar – supostamente antes do sorteio – que a Argentina cairia em um grupo com a Bósnia, o Irã e a Nigéria.

Para isso, temos uma explicação. Como foi feito em um caso semelhante em uma final do Big Brother Brasil, o criador desse perfil deixou sua conta privada no Twitter (para que ninguém além dele leia o que está sendo publicado), escreveu todas as combinações possíveis e depois do sorteio apagou as “previsões” erradas. Após esses ajustes, ele tornou a conta pública e com isso, quem acessa a página Brasil 2014 Fraude no Twitter tem a impressão de que seu autor sabia do resultado antes de todo mundo.

Após tanta repercussão gerada pelo vídeo-denúncia, a FIFA se manifestou no dia 9 de dezembro a respeito do caso. Em uma nota oficial enviada à imprensa, a federação disse que o procedimento foi supervisionado por auditores independentes, e lembrou que havia diversas câmeras registrando toda a movimentação. Abaixo, um trecho do comunicado:

“Gostaríamos de esclarecer que essas alegações são completamente infundadas. Três representantes da Ernst & Young supervisionaram e validaram todos os preparativos do sorteio[…] Além disso, havia pelo menos sete câmeras filmando o sorteio de vários ângulos em todos os momentos: três estavam localizadas no centro, duas nas diagonais (esquerda e direita) e duas câmeras em dollys, sem contar a câmera que filmava diretamente de cima o secretário-geral da Fifa realizando todos os procedimentos”

O vídeo é falso! Ao que tudo indica, não houve nenhuma armação no sorteio da FIFA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte E-farsas

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12 de dezembro de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: