RSS

Violência no Iraque mata quase 900 civis em setembro, diz ONU

02 out

Policial checa os destroços de um carro-bomba usado em um atentado em Bagdá, no Iraque. Ao menos 37 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas nesta segunda-feira em uma série de atentados com carros-bomba na cidade e seus arredores. (Foto: Qahtan al-Sudani/Reuters)Policial checa os destroços de um carro-bomba usado em um atentado em Bagdá, no Iraque (Foto: Qahtan al-Sudani/Reuters)

Cerca de 900 civis foram mortos no Iraque em setembro com o agravamento da violência sectária, levando o número de mortes até agora em 2.013 no país a superar o total do ano passado, disse a ONU nesta terça-feira (1°).

A maior parte da matança foi instigada por militantes radicais islâmicos sunitas. Além de 887 civis, foram mortos 92 membros das forças de segurança.

A cifra de mortes em setembro elevou o saldo deste ano para 5.740, superando o total de 2012, quando foi registrado o primeiro aumento anual no número de civis mortos desde 2009. Essa alta teve início após a retirada das tropas norte-americanas do país, em dezembro de 2011.

Em geral, a região de Bagdá foi a mais afetada.

“Como os terroristas continuam a atacar os iraquianos indiscriminadamente, eu apelo a todos os líderes políticos para que intensifiquem os seus esforços para promover o diálogo e reconciliação nacional”, declarou o enviado da ONU para o Iraque, Nickolay Mladenov.

Depois de atingir um clímax em 2006-07, a violência no Iraque diminuiu quando as tribos sunitas se uniram e encontraram uma causa comum com as tropas dos EUA, o combate aos militantes da rede Al-Qaeda, forçando-os a recuarem para a clandestinidade.

Mas o grupo foi revigorado este ano pelo crescente ressentimento dos sunitas em relação ao governo xiita do Iraque, que eles acusam de marginalizá-los desde a derrubada de Saddam Hussein em 2003.

Fonte G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 2 de outubro de 2013 em Brasil

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: