RSS

Tartarugas põem menos ovos e preocupam cientistas em Honduras

17 set

Placas com informações sobre ovos de tartaruga foram colocadas em praia de Honduras (Foto: Orlando Sierra/AFP)Placas com informações sobre ovos de tartaruga foram colocadas em praia de Honduras (Foto: Orlando Sierra/AFP)

Cientistas de 15 países da América, reunidos em Honduras, advertiram para a urgência de se investigar as causas da diminuição de 40% na produção de ovos de tartaruga em uma praia nesse país.

“As tartarugas estão pondo entre 60 e 70 ovos, quando normalmente colocam uns 120 e até 140. Os cientistas estão preocupados e vão investigar as causas. Se é por causa da mudança climática… É quase 40% menos”, disse o assessor legal do Ministério hondurenho de Recursos Naturais e Ambientais, Rafael García.

Nesta semana pesquisadores visitaram a praia El Venado, no Golfo de Fonseca (Pacífico), 140 km ao sul de Tegucigalpa, após o encerramento da décima Reunião do Comitê Científico da Convenção Interamericana para a Proteção das Tartarugas Marinhas.

Segundo García, em El Venado, os cientistas observaram como 126 famílias protegem os 40 ninhos feitos pelas tartarugas nos últimos 13 dias, em uma extensão de 4 km nessa praia no Golfo de Fonseca.

Os membros do Comitê se reúnem anualmente em algum dos países signatários da Convenção que busca proteger as seis espécies de tartarugas-marinhas e seus habitats, especialmente a Baula (dermochelys coriacea) e a de Carey (Eretmochelys imbricata), que correm sério risco de extinção.

O Brasil é signatário da Convenção, que inclui Argentina, Belize, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Holanda, Honduras, Panamá, Peru, México, Uruguai e Venezuela.

Fonte G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 17 de setembro de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: