RSS

Inpa avalia formas de ‘salvar’ árvore centenária com risco de cair no AM

17 set

Uma comissão técnica formada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (Inpa) vai avaliar a estrutura física de uma árvore de 600 anos presente do Bosque da Ciência, em Manaus. Cerca de 50% do tronco da Tanimbuca encontra-se oco, o que preocupa a instituição.

O coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, informou que o instituto avalia as medidas a serem tomadas para sustentar a árvore. “Estamos juntando pessoas que têm dado seus pareceres e instituições, como o Corpo de Bombeiros, para avaliar quais as soluções para aumentar a resistência da árvore”, afirma.

O preenchimento do tronco da árvore com pedras e concreto está entre as alternativas  analisadas. “Seria uma forma de melhorar a estrutura. Precisaríamos de cálculos de engenheiros civis”, disse o coordeanador.

Para os pesquisadores, a contribuição da árvore vai além da questão ambiental. “Nós temos com a Tanimbuca uma relação afetiva. Podem saber que o Inpa não vai deixar de medir esforços para tentar mantê-la”, garantiu o pesquisador, Hugo Mesquita.

Há 20 anos, o Inpa acompanha o desenvolvimento da tanimbuca centenária. O estudo com um aparelho de tomografia detectou que ela está com metade do tronco oco. A tanimbuca é uma espécie que pode chegar a 35 metros e pesar até 30 toneladas. A árvore presente no Bosque da Ciência tem 20 metros e pesa mais de 15 toneladas.

Pesquisador Carlos Bueno estima que metade do tronco esteja oco (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Pesquisador Carlos Bueno estima que metade do tronco esteja oco (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)

Fonte G1

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17 de setembro de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: