RSS

Rebeldes tomam controle de cidade cristã histórica na Síria

09 set

Os rebeldes sírios tomaram o controle da cidade cristã histórica Malula, ao norte da capital Damasco, após confrontos com as forças do governo, informou neste domingo (8) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O grupo, com sede em Londres, mas com uma ampla rede de ativistas na região, disse que morreram 17 rebeldes e mais de cem ficaram feridos, enquanto o regime sírio registrou dezenas de mortos e feridos.

“Durante a noite, as forças do regime enviaram tropas, mas os rebeldes mandaram reforços e conseguiram tomar o controle de toda a cidade”, disse Rami Abdel Rahman, chefe do Observatório. Um morador confirmou à EFE por telefone a retirada do exército e a presença das forças rebeldes na cidade.

De acordo com o Observatório, “ocorreram intensos combates entre as forças do regime e rebeldes durante a noite, antes que os soldados se retiraram para a periferia”.

Nos últimos dias, rebeldes já haviam tomado a entrada da cidade, mas foram obrigados a deixá-la após ofensiva das forças do regime de Assad, na sexta-feira (6).

Malula, a 55 km de Damasco, é uma das cidades cristãs mais conhecidas da Síria e seus habitantes falam aramaico, o idioma usado por Jesus Cristo. A cidade tem os monumentos religiosos e arqueológicos, sendo que algumas áreas da datam dos primeiros séculos do cristianismo. A maioria dos 5 mil habitantes é de cristãos grego-católicos.

A guerra civil na Síria já deixou mais de cem mil mortos, dois milhões de refugiados e 4,2 milhões de refugiados internos, segundo dados da ONU.

arte síria 3/9 (Foto: 1)

Fonte G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 9 de setembro de 2013 em Brasil

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: