RSS

Congresso dos EUA divulga imagens de supostas vítimas de arma química

08 set

Um comitê do Congresso dos EUA divulgou no sábado vídeos das vítimas sírias de supostos ataques com armas químicas, incluindo muitas crianças, no momento em que o governo do presidente Barack Obama pressiona para atacar Damasco.

Acompanhe a cobertura em tempo real.

Os 13 vídeos, com imagens fortes, foram exibidos aos membros do Comitê de Inteligência do Senado na quinta-feira, segundo o site do painel, que afirma que “explicitamente pretendem mostrar as vítimas de um ataque com gás químico ou venenoso”.

Os vídeos – que segundo o comitê foram divulgados no YouTube por partidários da oposição síria – mostram cenas de absoluto horror, entre elas a de crianças afetadas por convulsões, assim como homens deitados no chão supostamente vomitando e com espuma na boca.

As imagens mostram fileiras de corpos de crianças e adultos em uma residência. Outros vídeos exibem um homem vítima de convulsões, uma pessoa que tenta reanimar uma criança, e uma outra, que tenta lavar o rosto de um menor, enquanto gritos são ouvidos ao fundo.

Os vídeos foram selecionados pelo Open Source Center dos Estados Unidos a pedido da senadora Dianne Feinstein, que preside o Comitê, para “oferecer uma mostra representativa do conteúdo do YouTube publicado a respeito do anunciado ataque com armas químicas de 21 de agosto nos subúrbios de Damasco”, afirma o site.

Washington afirma que mais de 1.429 pessoas morreram no ataque, entre elas mais de 400 crianças.

Os senadores foram informados pelo serviço de inteligência que a autenticidade dos vídeos havia sido verificada, segundo o canal CNN, o primeiro a divulgar o material.

Mas a emissora informou que não teve condições de comprovar a autenticidade do material de forma independente e destacou que os vídeos não mostram quem é responsável pelo ataque.

Mas a CNN informou ter comprovado que o governo estava exibindo os vídeos a membros do Congresso como parte do esforço para convencer os congressistas e a opinião pública da pertinência de uma intervenção militar limitada na Síria.

Os vídeos aparecem no momento em que o presidente Barack Obama se prepara para apresentar sua visão aos americanos da necessidade de uma ação na Síria.

Obama concederá entrevistas a três canais de televisão: PBS, CNN e Fox.

As entrevistas acontecerão antes de um discurso do presidente à nação na terça-feira.

Na quarta-feira será organizada uma sessão informativa para todos os senadores.

Fonte G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 8 de setembro de 2013 em Brasil

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: