RSS

Novo ministro diz se comprometer a tornar Itamaraty ‘cada vez mais útil’

31 ago

AppId is over the quota
AppId is over the quota

 O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou nesta quarta-feira (28), durante cerimônia de posse no cargo, que se compromete a tornar o Itamaraty “cada vez mais útil” ao governo brasileiro.

Ele substitui Antonio Patriota, demitido em razão do episódio em que o diplomata Eduardo Saboia organizou operação para retirar da embaixada em La Paz o senador boliviano Roger Pinto Molina. O parlamentar estava asilado na embaixada havia um ano. Ele foi trazido para o Brasil em um carro oficial, sem autorização do governo boliviano. Ao discursar na cerimônia de posse do sucessor, Patriota disse que o diplomata agiu “sem instruções” e de forma “independente”.

Em seu discurso, Figueiredo elogiou Patriota e afirmou que pretende tornar o Itamaraty “cada vez mais últil” para o governo.

“Comprometo-me, seguindo as diretrizes da excelentíssima presidente, tornar o Ministério das Relações Exteriores cada vez mais útil ao governo e mais próximo ao parlamento e à sociedade civil. A oportunidade de trabalhar pelo Brasil é e será sempre um privilégio”, disse Figueiredo durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do seu antecessor, Patriota, e da presidente Dilma Rousseff.

Luiz Alberto Figueiredo disse que aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff “com muita honra”.

“A tarefa é desafiadora”, disse o chanceler antes de elogiar Patriota, o qual classificou como seu “amigo”. “Trata-se de suceder um dos maiores talentos da diplomacia, meu amigo Antonio Patriota”.

“Muito me orgulha também ser chamado a dirigir uma instituição que é uma referência no Estado brasileiro”, afirmou.

O chanceler disse que o Brasil é um “ator fundamental e líder na cena internacional”. “A relevância do Brasil está aqui para ficar”, declarou.

Ele afirmou que assumirá o Itamaraty com o “espírito de colaborar” para a execução das diretrizes do governo Dilma Rousseff: crescimento econômico com desenvolvimento social e proteção ambiental, segundo ele. “Esses objetivos têm dado identidade e peso internacional ao Brasil, têm reforçado nossa credibilidade externa”, disse.

“Sou testemunha pela minha experiência na área de desenvolvimento sustentável, mais especificamente na conferencia Rio + 20, que o Brasil é ator fundamental e líder na cena internacional. Em minha passagem a ONU, pude perceber o respeito e consideração com que as posições brasileiras são recebidas pela comunidade internacional”, disse Figueiredo durante discurso.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 31 de agosto de 2013 em Brasil

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: