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Facebook considera usar fotos de usuários para identificação facial

31 ago

O Facebook considera incorporar as fotos do perfil da maior parte seus usuários em sua base de reconhecimento facial, expandindo o escopo desse controverso recurso da rede social. Atualmente, a empresa possui mais de um bilhão de membros.

Divulgada em uma atualização de sua política de uso de dados nesta quinta-feira (29), a decisão pretende melhorar o desempenho da ferramenta de sugestões de marcação, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial para acelerar o processo de identificação de amigos e conhecidos que aparecem em fotos postadas na rede.

A tecnologia atualmente identifica rostos automaticamente nas fotos publicadas ao compará-los com fotos anteriores nas quais os usuários foram marcados. Os usuários do Facebook podem escolher remover as marcações que os identificam.

As mudanças anunciada nesta quinta em um momento em que as políticas de privacidade do Facebook e de outras empresas de internet estão sob escrutínio, após a revelação de que os Estados Unidos mantêm um programa de ciberespionagem de internautas.

Facebook, Google e outras empresas afirmam nunca ter participado de qualquer programa que desse ao governo acesso direto a seus servidores e que só fornecem informação como resposta a pedidos específicos, de acordo com a lei.

A diretora de privacidade do Facebook, Erin Egan, disse que adicionar fotos do perfil dos membros daria aos usuários mais controle sobre sua informação pessoal, tornando mais fácil identificar as fotos em que aparecem.

“Nosso objetivo é facilitar a marcação para que as pessoas saibam quando há fotos delas no nosso serviço”, disse Egan.

Ela acrescentou que os usuários não confortáveis com a tecnologia de reconhecimento facial poderão desabilitar a opção, nesse caso a foto do perfil da pessoa não será adicionada à base de dados de reconhecimento facial.

A ferramenta de reconhecimento facial tem sido uma questão polêmica para as empresas de tecnologia, levantando preocupações de autoridades e especialistas. A sugestão de marcação, introduzida pela empresa em 2011, não está disponível na Europa justamente devido à preocupação de reguladores do continente.

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Publicado por em 31 de agosto de 2013 em Tecnologia

 

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