RSS

Filhote de panda gigante nasce em zoológico de Madri

30 ago

Fêmea abraça o novo filhote (Foto: Gustavo Fernandez Duque/Madrid Zoo/AFP)Fêmea abraça seu pequeno panda na Espanha
(Foto: Gustavo Fernandez Duque/Madrid Zoo/AFP)

Uma panda gigante que há três anos deu à luz um casal de gêmeos no Zoo Aquarium de Madri, na Espanha, voltou a fazer a alegria dos biólogos do parque nesta sexta-feira (30), com o nascimento de um novo filhote.

A mãe, chamada Hua Zui Ba, pariu nesta madrugada após 131 dias de gestação, informou o zoológico em comunicado.

O bebê tem uma pele rosada característica, coberta por uma penugem branca, que rapidamente será substituída por pelos brancos e pretos típicos dos pandas. O animalzinho chorou com força ao nascer, disse o parque.

“A mãe acolheu a pequena cria em seu colo, poucos segundos após ela nascer, lambendo-a constantemente, enquanto a equipe de veterinários observava a cena com emoção”, acrescentou o comunicado.

O nascimento foi presenciado por dois responsáveis pela Base do Panda Gigante de Chengdu, na China, que colaboram com a equipe técnica e veterinária espanhola. O filhote será apresentado ao público dentro de “alguns meses”, destacou o zoológico.

Esse é o quarto panda gigante que nasce no zoo de Madri, que não descartou que um novo filhote possa nascer “nas próximas horas”. Foi exatamente isso que aconteceu quando Hua Zui Ba teve seus primeiros filhotes em 2010, os gêmeos Po e De De, que vieram ao mundo com um intervalo de algumas horas.

Em maio, os dois irmãos foram transferidos para a cidade de Chengdu, “com o objetivo de serem reintroduzidos em seu habitat natural”. Outro panda do zoológico, Chulin, nasceu em Madri em 1982.

Os pandas gigantes se reproduzem com dificuldades em cativeiro. Menos de 1.600 desses animais vivem em estado selvagem, principalmente na província chinesa de Sichuan, onde fica Chengdu, enquanto cerca de 300 estão espalhados em zoológicos de todo o mundo.

View the original article here

 
Deixe um comentário

Publicado por em 30 de agosto de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário