RSS

iPad completa 3 anos: conheça a história do tablet da Apple

23 jun

Lançado em abril de 2010, aparelho já registra mais de 100 milhões de unidades vendidas e continua liderando mercado. No total, já foram 5 versões. Em 3 de abril de 2010, há exatos três anos, o iPad começava a ser vendido de forma oficial nos Estados Unidos. Apresentado em janeiro daquele ano pela Apple, o aparelho foi responsável por criar o mercado de tablets, que ainda lidera. Segundo a iDC, o iPad fechou 2012 com 53% do mercado contra 42% dos tablets Android – a consultoria prevê que o sistema do Google passe a liderar o segmento até dezembro de 2013.

Deste então, o gadget que foi chamado de “mágico e revolucionário” por Steve Jobs em 2010, já registra um total de mais de 120 milhões de unidades de vendidas. Foram quatro versões com a tela “normal”, de 9,7 polegadas, além de uma edição menor, chamada de iPad Mini e que traz um display de 7,9 polegadas.

Nesses três anos, o tablet da Apple viu a chegada de muitos e muitos rivais, mas continua firme no topo do ranking, apesar dos esforços de fabricantes como Samsung, Motorola, BlackBerry e Microsoft mais recentemente.

Confira abaixo um breve histórico  (e um infográfico) sobre os quatro iPads “padrão” e o iPad Mini, que ainda não foi lançado de forma oficial no Brasil – apesar de já ter recebido a homologação da Anatel.

Leia também:

– Tudo que você precisa saber antes de comprar um iPad

ipad2_cores.jpg
Lançado em 2011, iPad 2 (foto) continua sendo vendido pela Apple

iPad 1

Apresentado em janeiro de 2010 em meio a muita expectativa, o aparelho foi um enorme sucesso ao preencher a lacuna entre “um smartphone e um laptop”, como definiu Jobs na época. Com preços a partir de 499 dólares nos EUA, que se mantém iguais até hoje no país, o aparelho registrou ótimas vendas e deu início a “corrida dos tablets”. Disponível apenas na cor preta.

iPad 2

Menos de um ano depois, em março de 2011, foi a vez do iPad 2 chegar trazendo algumas melhorias em relação ao original, como o processador dual-core A5 mais rápido. Além disso, a segunda geração do iPad era 33% mais fina do que o antecessor e ganhou uma câmera frontal para videochamadas e suporte para vídeos em HD na câmera traseira. A partir dessa versão, a Apple passou a lançar o aparelho em duas cores: preto e branco.

No entanto, a maior surpresa no anúncio do iPad 2 ficou por conta da presença de Steve Jobs, que estava de licença médica na época. O cofundador da Apple faleceu em outubro daquele ano.

iPad 3 (ou Novo iPad)

Lançada com muito barulho em março de 2012, a terceira geração do tablet trazia a Tela Retina, de altíssima resolução, como seu maior trunfo. O aparelho ficou um pouco mais grosso e espesso e irritou muitos usuários, que reclamaram de problemas de superaquecimento do produto.

iPad 4 (ou iPad com Tela Retina)

Apenas sete meses depois do iPad 3, a Apple surpreendeu a todos e lançou a quarta geração do tablet. Com design idêntico e poucas novidades em relação ao antecessor, o lançamento irritou os consumidores que haviam comprado o iPad 3 no início daquele ano – a Apple foi inclusive alvo de processos na justiça nos EUA e Brasil por conta disso. Para diversos analistas, os problemas de superaquecimento do iPad 3 e a introdução do novo conector Lightning foram as principais razões para o fim “prematuro” da terceira geração do tablet.

iPad Mini

Após muitos rumores, a Apple finalmente cedeu a pressão dos rivais Android, disponíveis em diversos tamanhos, e apresentou uma versão menor do iPad – no mesmo evento em que lançou o iPad 4. Com tela de 7,9 polegadas, o Mini possui uma proporção de tela igual aos modelos com display maior, de 9,7 polegadas, o que permite aos usuários rodarem todos os aplicativos normalmente. A principal crítica ficou por conta do preço, 329 dólares nos EUA, e o fato do aparelho não trazer Tela Retina, a exemplo dos iPads 3 e 4.

Preços do iPad no Brasil

Apesar de ser vendido pelos mesmos valores desde 2010 nos EUA (a partir de 500 dólares), o iPad já teve diversos preços praticados no Brasil. A má notícia é que os valores aumentaram por aqui nesse período.

Na época do lançamento do primeiro iPad, em dezembro de 2010, o tablet custava 1.650 reais em sua versão de entrada, com 16GB e Wi-Fi. O iPad 4, versão mais recente do modelo “padrão” do tablet, atualmente tem preços a partir de 1.750 reais na loja online da Apple Brasil. O mais curioso disso é que o iPad 3, lançado em março de 2012 nos EUA, chegou ao Brasil dois meses depois custando 1.550 reais – 200 reais a menos do que o cobrado pelo seu sucessor no país.

infograficoipad2013.jpg

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 23 de junho de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: