RSS

Samsung e Mozilla qurem revolucionar navegação pelos smartphones

19 jun

Empresas anunciaram parceria para desenvolver o Servo, novo motor de renderização móvel – o núcleo de um navegador

Pode haver grandes mudanças vindo para a experiência complicada e às vezes irritante da navegação web em celulares.

Em anúncios aparentemente descoordenados na quarta-feira (3), a Fundação Mozilla, a organização por trás do navegador Firefox, disse que está trabalhando com a Samsung em um novo mecanismo para navegadores web para celulares, e o Google apresentou um novo mecanismo de código aberto, que também será adotado pelo Opera.

O motor de renderização (browser engine) está no centro de um browser. Ele interpreta o código HTML e decide como o conteúdo é exibido na tela. Como browsers diferentes usam ferramentas diferentes, às vezes páginas carregam mais rápido ou parecem melhores em um navegador do que em outro, por isso a escolha do mecanismo afeta diretamente a experiência do usuário.

A Mozilla revelou que tem trabalhado com a Samsung em um novo mecanismo chamado Servo. “O Servo é uma tentativa de reconstruir o navegador web do zero em hardware moderno, repensar velhas suposições ao longo do caminho”, escreveu Brendan Eich, CTO da Mozilla, no blog da organização.

“Isso significa abordar as causas de vulnerabilidades de segurança enquanto elaboramos uma plataforma que possa utilizar plenamente o desempenho do hardware massivamente paralelo de amanhã para permitir novas e mais ricas experiências na web”, escreveu. O mecanismo será escrito em uma linguagem de programação chamada Rust, que a Mozilla criou juntamente com a comunidade de desenvolvedores.

A primeira implementação do Servo será para smartphones com sistema operacional Android executando processadores ARM. Isso descreve a grande maioria dos celulares não-Apple no mercado de hoje e pode significar problemas para o Google, que está empurrando seu browser Chromium para usuários de smartphones.

Desenvolvedores estão convidados a participar deste processo, segundo o próprio Eich: “nós, junto com nossos amigos da Samsung, estaremos atentos a oportunidades nas plataformas móveis. Ambos os esforços ainda estão em suas etapas iniciais e há muito o que fazer ainda. Por isso, agora é uma ótima hora para estar envolvido”.

As listas de discussões para participar do processo de desenvolvimento encontram-se aqui (Rust) e aqui (Servo).

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de junho de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: