RSS

Golfinhos assassinos da Ucrânia estão à solta! Será?

19 jun

Golfinhos Treinados para matar com facas e armas escapam de Base Naval na Ucrânia. Verdadeiro ou falso?

No dia 12 de março de 2013, uma notícia apareceu em vários sites de notícias no mundo todo. De acordo com o texto, três golfinhos treinados pelas forças especiais da Ucrânia para desarmar minas e assassinar mergulhadores inimigos fugiram da base naval de Sebastopol. Em suas missões, os amáveis cetáceos carregam facas e armas de fogo e não ficou claro se os “fugitivos” estavam com o armamento ou não.

Especialistas ainda afirmaram que os golfinhos teriam saído à procura de pares para acasalar.

golfinhos_assassinos

É falso! A notícia nunca aconteceu de fato!

Conforme explicado por esse jornal russo, a farsa começou no dia 24 de fevereiro, com este relatório falsificado em nome do diretor do museu do Centro de Pesquisa das Forças Armadas da Ucrânia, que foi enviado para vários veículos de comunicação sob a condição de que aquilo fosse uma informação anônima.

Reprodução do documento (falso) enviado para os veículos de comunicação! Reprodução do documento (falso) enviado para os veículos de comunicação!

O documento acima estaria alertando sobre a fuga dos animais – que estariam equipados com IOU-75-03 (um dispositivo de fogo individual que estaria ligado à cabeça do animal.) – e afirmando que uma equipe já havia efetuado uma busca visual por cerca de quatro horas, sem sucesso.

Poucos dias depois (no dia 12/03/2013), o site de notícias russo RIA Novosti  acabou publicando a notícia acreditando que era real. A partir daí, vários outros sites e agências de notícias passaram a replicar a história.

Apesar da notícia da fuga dos golfinhos armados ser falsa, essa história do uso de animais marinhos para o treinamento militar não é totalmente mentira. Segundo matéria da BBC, golfinhos já foram treinados e utilizados em 2003, pela Marinha dos EUA, para ajudarem na localização de minas nas águas em torno do porto sul iraquiano de Umm Qasr.

De acordo com relatórios anteriores publicados também pela RIA Novosti, o treinamento de golfinhos para o combate já acontece na Ucrânia desde, pelo menos, 2010.

Até o Estadão caiu nessa! :) Até o Estadão caiu nessa! :)

No dia seguinte, o Estadão publicou um pedido de desculpas pela barrigada:

Historia falsa!

Sugestão do amigo leitor Gustavo Adolfo R. Mello

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de junho de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: