RSS

Forum WiMax publica especificações para sistemas de smart grid

24 mar

Documento foi elaborado por participantes do grupo, indústria e concessionárias de energia.

O WiMAX Forum anunciou publicação dos requisitos do sistema da identidade para aplicativos smart grid. O documento codifica o trabalho realizado no WiGRID, um perfil otimizado IEEE 802.16 para soluções de rede dos serviços de utilidade pública.

Este conjunto de requisitos foi organizado pelo grupo de trabalho do WiMAX Forum composto por representantes técnicos das principais concessionárias de energia elétrica, fornecedores da WiMAX e especialistas do setor.
“A aprovação do documento com os requisitos do perfil do sistema do WiMAX para aplicativos smart grid estabelece o WiMAX, por meio do WiGRID, como uma tecnologia capaz de atender às demandas de aplicativos smart grid sem fio”, afirmou Eugene Crozier, 1800 WG, do UTC (Utilities Telecom Council) Canadá.

Crozier, que também é presidente do grupo de trabalho com smart grid (Smart Grid Working Group) do WiMAX Forum, explica que a publicação fornece os detalhes de implementação para atender serviços públicos e descreve as especificações do WiMAX exigidas dos equipamentos usados para a gestão de energia elétrica.

“O documento foi desenvolvido por um trabalho conjunto de fabricantes e prestadores de serviços de utilidade pública, estabelecendo-se como uma etapa importante no caminho para a normalização e certificação de produtos IEEE 802.16 para uso em redes de serviços públicos”, informa Crozier.

O perfil do Sistema WiGRID proposto é uma versão Ethernet do IEEE 802.16, que inclui novos recursos que permitem comunicações de dados cêntricos de uplink, menor latência, faixa ampliada e uso de bandas de frequência usadas por várias concessionárias, sendo elas 1.4 GHz, 1.8 GHz, 2.3 GHz, 3.65 GHz e 5.8 GHz.

“Os utilitários de energia elétrica exigem uma cobertura de telecomunicações quase onipresente em suas áreas de serviço para habilitar aplicativos smart grid”, disse Paul Senior, vice-presidente do Smart Grid Working Group da WiMAX Forum e diretor de tecnologia da Airspan Networks.

De acordo com Senior, a tecnologia WiGRID oferece um meio de comunicação sem fio confiável para garantir a funcionalidade smart grid, sendo um complemento para as tecnologias de telefonia fixa já em uso. “Nosso novo documento de requisitos fornece às concessionárias de utilitários e aos fornecedores as informações necessárias para progredir esta revolução no campo da tecnologia de rede de área”.

A missão do WiMAX Forum é facilitar a adesão da tecnologia WiMAX e WiGRID no mundo todo e garantir que os produtos do setor sejam interoperáveis.

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de março de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário