RSS

Empresas precisam investir mais no Sistema Operacional Humano

24 mar

Em 15 anos, muito se fez em tecnologia para proteção de dispositivos. Mas, ao mesmo tempo, o que foi feito em treinamento humano?

27 de dezembro de 2012 – 10h32

Computadores e dispositivos móveis armazenam, processam e transferem informações altamente valiosas. Como resultado, sua organização provavelmente investe muito para protegê-los. Proteja o endpoint e você terá as informações salvas. Humanos também armazenam, processam e transferem informações – as pessoas são, em muitos aspectos, nada mais que outro sistema operacional: o OS Humano

Ainda assim, se você comparar o quanto as organizações investem em segurança para as suas máquinas versus o quanto eles investem em treinamento de funcionários para proteger as informações, você ficará surpreso com a diferença. Por exemplo, empresas geralmente investem nos seguintes recursos para proteger um dispositivo final:

– Software antivírus
– Gerenciamento de correções
– Redes virtuais privadas
– Sistemas de prevenção baseados em host
– Autenticação de dois fatores
– Análise de vulnerabilidades
– Criptografia de endpoint
– Monitoramento de Log

Agora, vá além nessa lista e adicione o custo para assegurar cada computador. Depois acrescente o valor de contratos de suporte, telefonemas para help desk, e quantos funcionários em tempo integral são necessários para manter toda essa tecnologia. Você provavelmente acabará gastando entre 100 e 200 dólares por dispositivo.

Agora, vamos fazer o mesmo cálculo para as pessoas. Quanto você precisa para proteger cada funcionário? Sua empresa provavelmente gastará de 20 a 50 vezes mais protegendo as máquinas que em assegurando o Sistema Operacional Humano – isso se ele estiver realmente funcionando com esses empregados.

Se calcular a quantidade de dinheiro gasto em cada computador é muito complexo, tente uma conta mais simples. Calcule quantas pessoas você tem em sua equipe de segurança da informação. Agora, fora essas pessoas, quantos focam em segurança da tecnologia e quantos focam em segurança do OS Humano? Você provavelmente acabará com uma métrica similar, algo como 20-1 ou 50-1. E as companhias continuam se perguntando porque os humanos são o elo mais fraco.

A tecnologia é importante, e nós devemos continuar investindo nela para se proteger. No entanto, uma hora você vai chegar ao ponto de retorno decadente. Você tem que investir em segurança também para o OS Humano, ou crackers continuarão a contornar todos os controles simplesmente comprometendo os endpoints humanos.

Pense dessa maneira: há 15 anos tínhamos o velho oeste dos hackers, a era de ouro dos worms. Cibercriminosos podiam facilmente comprometer milhões de sistemas aleatoriamente verificando cada um na Internet e invadindo qualquer um que estivesse vulnerável – o que significava a maioria dos sistemas naquela época.

Nós da comunidade de segurança nos sentimos impotentes e começamos a investir pesadamente em segurança de computadores. Hoje em dia, as máquinas saem de fábrica com firewalls, serviços minimizados, correção automática e randomização de memória. Quinze anos mais tarde ficou bem mais difícil invadir um computador.

Mas nesses mesmos 15 anos, o que fizemos pelo OS Humano? Nada. Como resultado, esse sistema operacional continua encalhado na época do Windows95, WinNT e Solaris 2.5. Não há firewall por padrão, todos os serviços estão habilitados e esse OS está feliz em compartilhar dados com qualquer pessoa que solicitar.

Até começarmos a corrigir o problema humano, os criminosos continuarão a ganhar.

*Lance Spitzner é diretor de treinamento do programa de segurança para humanos do SANS Institute.

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de março de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: