RSS

Gartner: indústria de chips foi mal em 2012, mas deve se recuperar em 2013

12 fev

Segundo o instituto de pesquisas, receita do setor terá queda de 3% em relação a 2011. Previsão para o ano que vem é subida de 4,5%

19 de dezembro de 2012 – 09h30

O Gartner reportou que a receita de chips (semicondutores) em todo o mundo vai chegar a 298 bilhões de dólares este ano, queda de 3% em relação aos 307 bilhões de dólares registrados em 2011. Segundo a empresa, esse mercado deve se recuperar em 2013.

Embora fosse esperado que a indústria estagnasse no primeiro semestre de 2012, também era previsto algum crescimento na segunda metade do ano, levando à recuperação em 2013. Mas não foi o que aconteceu.

Durante o terceiro trimestre do ano, os pedidos ficaram abaixo das expectativas sazonais e as previsões para o último trimestre de 2012 também mostram quedas, segundo a Gartner.

Mesmo assim, na semana passada a empresa previu que, apesar do desempenho fraco de 2012, a receita global de semicondutores deve alcançar 311 bilhões de dólares em 2013. Isso representaria aumento de 4,5% sobre este ano.

“A incerteza sobre o estado da economia, juntamente com excesso de estoque permanente, gera ruídos na indústria”, disse o diretor de pesquisas da Gartner, Steve Ohr. “As áreas mais atingidas incluem a cadeia de abastecimento de PCs, memória, e componentes analógicos. O mercado de PC, normalmente em crescimento, apresentou uma queda pela primeira vez em muitos anos – a produção de computadores caiu 2,5% em 2012.”

Smartphones
Ohr também observou que o mercado de smartphones, que foi extremamente forte durante muitos trimestres, começou a diminuir à medida que amadureceu. Ainda assim, ele permanece como o condutor mais forte no crescimento da receita de semicondutores de 2012.

O relatório da Gartner apontou que a Intel – maior fabricante mundial de chips – teve declínio de 2,7% na receita em 2012. Segundo a empresa de pesquisas, a culpa dessa diminuição é do mercado de PC, que luta para se manter de pé.

A Samsung Electronics, segunda maior fabricante de PCs, teve queda de 8,7% na receita este ano.

No entanto, a Gartner informou que a Qualcomm está tendo forte crescimento. A empresa, que passou de sexto lugar em 2011 para o terceiro este ano, aumentou o faturamento em 29,6%.

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12 de fevereiro de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: