RSS

MCTI cria portal para garantir mais transparência ao setor

11 fev

Plataforma Aquarius vai integrar dados e sistemas para permitir que a comunidade construa análises dos indicadores apresentados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

13 de dezembro de 2012 – 15h45

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) quer garantir mais transparência na elaboração e na execução de políticas, programas e ações estratégicas da área de TI. Para isso, criou a Plataforma Aquarius, sistema informacional que poderá ser acessado até o final de dezembro pela comunidade.

De acordo com o MCTI, a plataforma integra dados e sistemas em uma estrutura dividida em quatro eixos. A primeira linha pretende modernizar a gestão e melhorar a qualidade dos dados gerados pelos processos do ministério e vai automatizar, por exemplo, a concessão de incentivos da Lei de Informática e a gestão de contratos.

O segundo vai integrar as informações administrativas do ministério com o Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União. O terceiro está relacionado a elementos de outras instituições em linha ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O quarto e último é o Monitor de Políticas Públicas de Ciência Tecnologia & Inovação, que busca o aprimoramento dos programas e ações do ministério, com a avaliação cotidiana e sistêmica de resultados e impactos, além de elaboração de estudos, análises e relatórios de acompanhamento.

O secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, explica que a plataforma vai permitir que o usuário construa análises dos indicadores que serão oferecidos pelo instrumento. Quando disponível, a plataforma poderá ser acessada em http://aquarius.mcti.gov.br.

Foram investidos cerca de 6 milhões de reais para a construção da plataforma, o que inclui o desenvolvimento dos sistemas, a compra e licença de softwares e o ferramental.

(*) Com informações da Agência Brasil

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de fevereiro de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: