RSS

Alerta no Facebook ensina ao usuário como proteger sua privacidade

21 jan

Um aviso que circula pelo Facebook dá dicas ao usuário de como proteger sua conta dos curiosos. Mas será que o procedimento ajuda em alguma coisa?

Desde o dia 21 de outubro de 2012, quase todos os membros da rede social Facebook começaram a ver publicado em seus perfis um aviso ensinando alguns procedimentos para deixarem suas contas menos expostas.

A ideia seria a de que, ao realizar o que o tal aviso sugeria, o usuário impossibilitaria que pessoas de fora de seu ciclo de amizades vissem suas atualizações, fotos e compartilhamentos.

Abaixo, a reprodução de um desses avisos:

Procedimento do Facebook Procedimento do Facebook para deixar a conta menos exposta (reprodução)

O texto possui algumas características de um hoax:

Cita o nome de uma organização (no caso, o Fantástico) para dar mais credibilidadePede para ser repassado (igual acontecia com as correntes de e-mail há 10 anos)Trata de um assunto que interessa muita gente (a privacidade)

Analisando a primeira linha do tal aviso, já temos logo de cara alguém dizendo que aquela informação veio do Fantástico, da Rede Globo de Televisão, mas não fala quando tal matéria teria ido ao ar. Como já mostramos inúmeras vezes aqui no E-farsas, a maioria dos boatos virtuais faz isso: cita nomes de empresas ou de pessoas famosas para dar mais credibilidade ao que está sendo dito.

Quanto ao procedimento citado, se você fizer o que estão pedindo, na verdade estará bloqueando os comentários, fotos e etc dos seus contatos de aparecerem em sua página.

Entendeu? Ao tentar se proteger de estranhos não terem acesso ao seu perfil, na verdade, você estará se proibindo de ver as atualizações dos seus amigos!

Sim! O Facebook possui configurações para proteger a sua privacidade!

Clique no menu da página inicial em “Configurações de Privacidade

Em seguida, selecione “Amigos” no item “Para aplicativos móveis sem o seletor público“.

Reprodução

 Se você não quiser que suas mensagens e fotos que você publicar através de celular sejam compartilhadas publicamente, é só editar essa configuração.

Você também pode alterar as condições de privacidade em sua linha do tempo clicando nessa mesma tela no item “Linha do tempo e marcação“:

Na tela aberta, edite as opções da maneira que achar melhor:

Aviso falso! Mais um boato eletrônico.

[update]

Nossa leitora Giselle Vergna avisa que, de fato, o Fantástico exibiu no dia 21, uma matéria a respeito dos perigos do excesso de exposição nas redes sociais. A reportagem é tão interessante que resolvemos colocá-la junto a esse post:

Quem lê o texto que está circulando pelo Facebook pode achar que as dicas vieram do programa da Rede Globo, mas como você pode notar no vídeo acima, a reportagem não ensina nenhum “truque” para aumentar a sua privacidade dentro dessa rede social.

Alguém se aproveitou da repercussão causada pela matéria do Fantástico e espalhou esse boato.

[/update] 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de janeiro de 2013 em Tecnologia

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: