RSS

IBM terá realidade aumentada para auxiliar vendas no varejo

19 jul

Empresa desenvolveu aplicação móvel que pode identificar produtos sem o uso de QR codes. Tecnologia ainda não tem data para ser comercializada.

Como parte da estratégia batizada de “Smarter Commerce”, a IBM estuda a possibilidade de utilizar realidade aumentada (AR) para ajudar varejistas a fornecer mais informações de produtos aos clientes e também para reunir mais dados sobre os consumidores.

O laboratório de pesquisa da empresa em Israel criou um protótipo de uma aplicação móvel que pode ser usada por frequentadores de lojas para auxiliar na identificação de produtos. A ideia do aplicativo, de acordo com a IBM, é ajudar o varejista a ter mais informações sobre o cliente enquanto ele está no estabelecimento, em vez de deixá-lo voltar para casa e fazê-lo pesquisar na internet produtos de interesse, aumentando a possibilidade de compra online.

“Essa é uma maneira inteligente de oferecer aos clientes mais informações sobre os produtos. Algo que normalmente eles fazem pela web, a partir de pesquisas”, afirma Jill Puleri, vice-presidente de varejo da IBM. “É também uma maneira para o varejista ser mais assertivo na venda”, completa.

ibm augmented reality

Solução de realidade aumentada da IBM permitirá que consumidores tenham acesso à informações do produto na palma da mão

Se implementada, a tecnologia de realidade aumentada poderá ser uma das primeiras usadas para fins comerciais. AR é o processo de sobreposição de objetos virtuais, gerado a partir um computador. O modelo pode ser implementado em fones de ouvido do usuário ou, assim como a tecnologia da IBM, no visor da câmera de um smartphone.

E como funciona o aplicativo? Um usuário entra em uma loja e faz o download do app, efetua um registro, preenche um perfil e então usa o aplicativo para descobrir produtos que são de seu interesse. Se ele quer comprar uma TV, por exemplo, aponta o smartphone para o aparelho e o app vai usar a câmera para identificar o produto usando técnicas de processamento de imagem.

A identificação pode funcionar de forma similar a um QR (quick-response), mas não exige que a embalagem do produto tenha um código de barras.

Uma vez que o produto é identificado, o aplicativo pode, então, fazer o download de mais informações, como especificações, preço, opiniões e descontos, a partir de um servidor IBM. Poderia fornecer ainda dados sob medida para o usuário, como probabilidade de alergia, se o histórico da pessoa indicar casos de alergia. Com a permissão do usuário, o aplicativo é capaz de enviar também um aviso para as redes sociais, alertando amigos e seguidores que ele vai fazer compras naquele ponto de venda.

Além do aplicativo, a IBM também fornecerá ferramentas que vão permitir aos varejistas analisar informações geradas pelos consumidores quando eles usam o aplicativo, como produtos e recursos que eles tiveram maior interesse. Também poderia ser usado para oferecer cupom de desconto e servir como base para programas de fidelidade.

“Encontramos em nossas pesquisas que os consumidores têm uma enorme abertura para a partilha de informações se conseguirem algo de valor de volta”, indica Puleri.

A IBM está trabalhando com alguns clientes para testar o aplicativo móvel e o software associado, mas não divulgou quando a solução será comercializada no mercado.

A empresa também não tem planos, no momento, de lançar o aplicativo móvel como uma tecnologia única e sim como parte de uma oferta maior para o varejo. “Essa abordagem representa grande vantagem competitiva”, finaliza Puleri.

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de julho de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: