RSS

Dell passa a disputar o mercado brasileiro de data center

20 jun

Fabricante vai prover infraestrutura de TI no País, usando espaço da Alog, que atualmente conta com três sites instalados em São Paulo e Rio de Janeiro.

Decidida a aumentar a presença no mercado de serviços, a Dell segue os passos de suas concorrentes IBM e HP e entra na disputa pelo mercado brasileiro de data center. A empresa de Michael Dell é a mais nova provedora de infraestrutura de TI do País. Para ganhar tempo, a fabricante alugou instalações de terceiros. Um acordo foi fechado com a companhia norte-americana Equinix, controladora da Alog.
Pela aliança, a Dell vai explorar esse segmento no Brasil, utilizando os data centers da Alog, que tem certificado Tier 3 pelo Uptime Institute e que atualmente opera com três sites: um em Tamboré (Barueri-SP), outro na região central de São Paulo e um terceiro na cidade do Rio de Janeiro.
O modelo de locação de espaço é parecido com o da Amazon, que está atuando no País desde dezembro do ano passado com infraestrutura alugada. A gigante de norte-americana, que presta serviços de cloud, está instalada no prédio da Algar Tecnologia, em Campinas (SP), e na Terremark, em Barueri.
O plano da Dell é ser um provedor de full outsourcing de TI, assim como fazem seus concorrentes multinacionais IBM, HP e as brasileiras Tivit, Algar e Ativas. A entrada da fabricante no ramo de data center no Brasil faz parte da estratégia da companhia para aumentar sua penetração na área de serviços. No começo do ano passado, a empresa já havia inaugurado aqui o seu oitavo Command Center Global instalado em São Paulo, focado no monitoramento e operações remotas de ambientes dos clientes.

Agora, a proposta da fabricante é dar um passo além e ser a responsável pela TI de seus clientes. “Hoje, somos uma alternativa de outsourcing de TI. Vamos oferecer full service”, anuncia o diretor de Serviços da Dell Brasil, Carlos Raimondi. Ele conta que a Dell já explora o ramo de data center nos EUA e México e agora chega ao mercado brasileiro com uma ampla oferta de serviços, resultado de investimento em várias aquisições nos últimos anos.
De 2006 para cá, a Dell comprou 26 empresas de diversos segmentos, para complementar sua oferta. “Hoje temos condições de transformar o nosso portfólio de produtos em serviços”, afirma Raimondi. O data center, segundo ele, entregará soluções de TI completas, incluindo cloud computing.
Num primeiro momento, o público-alvo da Dell são os contratos de sua base. Atualmente, a fabricante conta com cerca de 30 mil clientes no Brasil, mas Raimondi afirma que os potenciais compradores de serviços de data center são os que estão no meio da pirâmide, ou seja, os médios negócios.
A Dell começou a prestar serviços no Brasil em 2011. Com a oferta de data center, Raimondi espera que em três anos essa área registre um crescimento de dois dígitos. Suas apostas são grandes para o País, considerando que este é um mercado que está a todo vapor e deve ganhar impulso maior com o movimento das companhias para colocar os pés na nuvem.

View the original article here

This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de junho de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: