RSS

Processo Judicial Eletrônico chega a Arujá, em São Paulo

10 mar

AppId is over the quota
Poder Judiciário da cidade será totalmente digitalizado, permitindo o acesso a processos por meio da internet.

24 de fevereiro de 2012 – 15h11

A partir de segunda-feira (27/2), o Poder Judiciário da cidade de Arujá, em São Paulo, passará a ser totalmente digital e equipado com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O sistema vai unificar o Poder Judiciário, substituir os diversos sistemas existentes, além de agilizar a prestação de serviços.

Como a tramitação de ações será totalmente eletrônica, será possível ainda eliminar toda a papelada. Cesar Rodrigo Vandoni, diretor do serviço de administração de recursos da secretaria de tecnologia da informação do TRT, afirma que a expectativa é reduzir cerca de 500 folhas de papel em cada processo.“As partes [autor e réu] não precisarão se deslocar até a unidade judiciária para acessar os processos. Tudo poderá ser feito pela internet”, explica o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen.

De acordo com Dalazen, entre outros procedimentos, os advogados poderão peticionar ou anexar documentos no sistema sem sair de casa, o que resulta, segundo Dalazen, em uma Justiça aberta 24 horas aos interessados.

Para utilizar o sistema em Arujá, juízes, servidores e advogados deverão adquirir a certificação digital, que permite a assinatura eletrônica dos documentos, garantindo segurança ao processo.

Nos últimos dois meses, Navegantes (SC), Caucaia (CE) e Várzea Grande (MT) já foram informatizados e estão com o sistema funcionando, informa o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

De acordo com Vandoni, em Navegantes, por exemplo, o processos eletrônico vem sendo utilizado desde dezembro de 2012 e já possibilitou melhorias. Como exemplo, ele cita um advogado que deu entrada em um processo e o juiz o notificou eletronicamente que era preciso apresentar esclarecimentos sobre os documentos apresentados. Em horas, o advogado resolveu a questão. “Se fosse manual, a notificação teria de ser enviada por correio e o processo consumiria cerca de uma semana”, compara.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de março de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: