RSS

TI agiliza aprovação de compras na Dafiti

03 mar

AppId is over the quota
E-commerce de moda implementa solução de pagamento em loja on-line e dá velocidade a processos

08 de fevereiro de 2012 – 08h30

Comprar pela internet virou febre entre os internautas. Segundo recente pesquisa global da consultoria KPMG International, o ritmo da mudança de hábitos de compra converge para a plataforma on-line e essa tendência segue acelerada. De olho nesse cenário está a Dafiti. A companhia nasceu em janeiro de 2011 e deu início à estruturação tecnológica para atender à demanda projetada e ganhar peso no setor.

O negócio, especializado no comércio de calçados, acessórios e roupas, é totalmente baseado na web e tinha como premissa oferecer agilidade ao consumidor digital, garantir velocidade na aprovação dos pedidos e automatizar os procedimentos de pagamento. O crescimento veio rápido. Por isso, investiu em um sistema de pagamento eletrônico da Braspag [especializada em soluções de pagamento e serviços financeiros para e-commerce], o Pagador.

O sócio-diretor da Dafiti Thibaud Lecuyer explica que a companhia tinha duas opções: desenvolver um meio de pagamento para cada bandeira que trabalha [Mastercad, Visa, Diners Clube, American Express e Hipercard, a mais recente] ou então utilizar uma plataforma do mercado que realizasse a integração. A segunda opção foi a escolhida. “Para ter uma loja com escala é preciso contar com um provedor experiente com capacidade de suprir com rapidez nossa necessidade”, afirma.

Philipp Povel, diretor de TI da Dafiti, diz que o site foi lançado em um mês e a rapidez de adoção e o desempenho da tecnologia foram levados em conta. O CIO da companhia, Rodrigo Rodrigues, completa que a ideia era que, uma vez implementado, a organização não precisasse se preocupar com questões de performance. “Mais que isso, era necessário disponibilizar ao cliente diferentes maneiras de adquirir nossos produtos”, comenta Rodrigues.

A tecnologia, prossegue, disponibiliza várias formas de efetuar o pagamento do pedido e há planos para ainda neste ano adicionar outros, entre eles, a divisão do valor da compra em dois cartões distintos e a opção de cartão de débito.

Segundo Lecuyer, não é possível relacionar a adoção da tecnologia ao aumento de vendas. “Por outro lado, ao oferecer mais formas para os clientes podemos aumentar a taxa de conversão em número de vendas de maneira mais rápida”, assinala.

O sistema suporta milhares de operações, número que não foi revelado pelo executivo. No entanto, Lecuyer afirma que o site recebe, em média, entre 7 milhões e 8,5 milhões de visitantes únicos por mês, marca conquistada após a companhia ter passado a veicular um comercial na TV. Figura, hoje, na lista dos maiores varejistas on-line de moda do País ao lado de gigantes concorrentes como Netshoes, focada no segmento esportivo.

Um dos diferenciais do Pagador que logo chamou a atenção, aponta, foi a segurança. “Temos controle de todas as transações, permitindo utilizar em paralelo o sistema de antifraude para a aprovação das transações”, conta. Robustez também foi apontada por ele. “Fizemos testes para nos certificar de que não haveria falhas, pois em nosso setor qualquer problema pode gerar a desistência do consumidor na compra e fazê-lo partir para a concorrência”, detalha.

No Natal, época em que os varejistas costumam registrar salto nas vendas, foi a prova de que o sistema era estável e está em linha com os planos de expansão da Dafiti, que quer dobrar o número de visitantes a cada temporada, projeta Povel.

“Havíamos testado, mas não simulado a disponibilidade do sistema com alto volume de visitas e vendas e tudo correu normalmente. O fato de nos prepararmos de forma gradativa nos ajudou”, relata. O executivo explica que as campanhas de marketing digital e na televisão, que ampliaram as visitas, já tinham sido prova da robustez da tecnologia.

Ainda que por algum motivo a compra não seja concluída [por falta de saldo, cartão bloqueado, entre outros], ele aponta que a Dafiti tem acesso a uma série de relatórios que balizam ações da equipe de atendimento, como entrar em contato, de forma pró-ativa, com o consumidor para ajudá-lo a concluir a compra da melhor forma possível. A loja virtual conta ainda com um data warehouse, que permite ter uma análise mais detalhada e guiar as tomadas de decisão.

TI orquestrada
Por trás das operações do site está o ERP da Uniconsult, implementado em agosto de 2011. Desde o nascimento, a loja contava com outro sistema de gestão empresarial, que, se tivesse sido mantido, afirma Povel, talvez não fosse possível crescer com a eficiência desejada. Considerando ainda que em dezembro do ano passado a companhia expandiu as vendas para Chile e Argentina. “A mudança nos permitiu não só agregar as melhores práticas do mercado, mas também conquistar mais escalabilidade.”

O ERP reúne todas as informações dos negócios, incluindo a gestão do transporte, o SAC, a plataforma de e-commerce [desenvolvida internamente], o Warehouse Management System (WMS) e ainda é responsável por auxiliar diretamente na troca de produtos da loja, realizado de forma gratuita para todo o Brasil. “Essa é a nossa filosofia: oferecer mais com inovação e inovamos com a troca solicitada no formato on-line, isso traz mais benefícios ao cliente”, pontua Lecuyer.

Rodrigues diz que a companhia está preparada para o crescimento e que é missão infindável da Dafiti oferecer mais serviços ao cliente. “Preparamos nossa estrutura de forma adequada e já estamos com diversos projetos na mira para conquistar essa meta”, assegura, sem revelar detalhes. TI é a chave e por isso ele avisa: “estamos recrutando”.

View the original article here

 
Deixe um comentário

Publicado por em 3 de março de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: