RSS

Fabricante de case do Kindle é acusada de pagar usuários por reviews positivos

29 fev

A fabricante VIP Deals, que produz cases de couro para o tablet Kindle Fire e outros aparelhos, está envolvida em um esquema de pagamento para usuários em troca de reviews positivos para os seus produtos, afirma o jornal New York Times.

Na reportagem, a companhia americana é acusada de oferecer aos consumidores um reembolso completo dos produtos comprados em troca de reviews dos seus itens vendidos na loja online Amazon, que coincidentemente fabrica o Kindle Fire.

Apesar de a companhia ter negado as acusações ao NYT, três consumidores confirmaram a oferta ao jornal, dizendo que, após comprarem o case do Kindle Fire, receberam juntamente uma carta dizendo para “escreverem um review do produto para a comunidade da Amazon”. Além disso, o documento dizia: “Em troca de você escrever o review, nós vamos reembolsar seu pedido para que você tenha recebido o produto de graça.”

A carta não especificava uma demanda por um review cinco estrelas (nota máxima no site), mas deixava uma pista sobre isso. “Nós nos esforçamos para receber 100% de notas perfeitas ‘CINCO ESTRELAS’ de você!”, informava a empresa no documento, segundo o NYT.

Uma dessas consumidoras é Anne Marie Logan, do estado da Geórgia, que no início não acreditou no reembolso oferecido pela companhia. “Eu estava tipo ‘Isso é de verdade?’. Mas eles creditaram minha conta. Será que é antiético?”

Até a semana passada, 310 dos 335 reviews da capa de couro Vipertek da fabricante eram cinco estrelas, enquanto que a maior parte do restante tinha recebido quatro estrelas. Após a denúncia do NYT, todos os reviews da fabricante (que parece não ter site oficial) foram retirados da Amazon – mas a imagem com os reviews positivos está disponível na página do jornal. Além disso, o case para Kindle Fire também não está mais disponível na loja online.

Depois de a retirada dos reviews e dos produtos da Amazon, a VIP Deals não quis fazer mais comentários sobre o assunto.

Mercado aquecido

Uma das razões para esse suposto esquema da VIP Deals seria o fato de a Amazon esperar vender nada menos que 20 milhões de unidades do Kindle Fire neste ano. Para o especialista na área e professor de ciência da computação da Universidade de Illinois, Bing Liu, “mais pessoas estão dependendo de reviews na hora de fazer compras e escolher onde ir, por isso os incentivos para a falsificação (de reviews) estão ficando maiores. É uma maneira muito barata de marketing”.

View the original article here

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 29 de fevereiro de 2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: